Leitura e Escrita em contexto escolar: o papel central da biblioteca turma T2

Apresentação

Promover a formação de leitores em diversos cenários, explorando variados recursos, é uma responsabilidade central das bibliotecas escolares. No entanto, esse objetivo essencial requer uma constante atualização de todos os envolvidos, especialmente dos professores bibliotecários e outros educadores que desempenham o papel de mediadores da leitura. Transformar a promoção da leitura e também da escrita em projetos abrangentes, inovadores e inclusivos, unindo esforços por meio de uma cultura colaborativa, visando a leitura e a escrita, em contextos variados e por meio de diferentes suportes, representa um desafio significativo para as bibliotecas escolares e para as instituições educacionais. No entanto, esse caminho é também uma via para o sucesso dos alunos.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.

Objetivos

- Capacitar professores bibliotecários e de outras áreas curriculares a promover a integração da biblioteca escolar com todas as áreas do currículo. - Desenvolver estratégias inovadoras para melhorar a leitura e a escrita dos alunos. - Promover a criação de um ambiente de leitura acolhedor e estimulante na escola. - Criação de Diários de Escrita. - Criação de Projetos de Leitura.

Conteúdos

Sessão 1 – (3 h – presencial) A promoção da leitura e da escrita na escola/agrupamento: 1.O papel do Professor Bibliotecário e da equipa da BE na implementação de projetos e de práticas de leitura e escrita 2. Formar leitores: do Quadro Estratégico 2021-2027 ao Projeto Educativo de Escola. 3. Escola + 21/23 4. Projetos de leitura e escrita em articulação com as Bibliotecas Escolares. 5. A presença da inteligência artificial em contexto escolar Sessão 2 - (2h síncronas e 2h assíncronas) 7. A leitura e a formação do leitor: 8. Estratégias e atividades de leitura na Biblioteca Escolar. A literacia da leitura e o referencial “Aprender com a Biblioteca Escolar”. 9. A leitura inclusiva (formatos e acessibilidades). Outras práticas de leitura na Biblioteca escolar: Comunidades de leitores e plataformas digitais de partilha de leituras, os clubes de leitura. Projetos de leitura na escola/agrupamento. 10. Como elaborar um projeto de leitura. Sessão 3- (3h presenciais e 3h assíncronas) 11. Escrita: processo para promoção da aprendizagem transversal e interdisciplinar (valorização do escrever para aprender). Escrita: processo complexo e faseado. 12. Planificação de um projeto de Diário de Escritas: um processo integrado de leitura e escrita, organizado em 4 etapas : • I. Eu, aprendiz - seleção da tipologia de textos a trabalhar, tendo em conta as disciplinas/ áreas curriculares envolvidas; planificação de sessões na biblioteca. • II. Eu, escritor – planificação do momento de produção escrita, em contexto letivo, da(s) disciplina(s)/ área(s) curricular(es) envolvida(s) • III. Eu, revisor – preparação do momento de revisão e aperfeiçoamento dos textos criados. - 3 horas assíncronas • IV. Eu, editor – preparação do momento de divulgação e partilha dos textos criados, em formato impresso ou digital - Sessão 4 – (2h síncronas e 3 h assíncronas) Construção de um projeto de leitura ou escrita a desenvolver na escola/agrupamento. Sessão 5 – (3h assíncronas) Construção de um projeto de leitura ou escrita a desenvolver na escola/agrupamento Trabalho autónomo dos formandos Sessão 6 – (3h presenciais e 1h assíncrona) Apresentação e discussão dos projetos de leitura e escrita planificados pelos formandos. Avaliação – Relatório final

Metodologias

O curso irá funcionar em um formato de ensino misto, conhecido como b-learning, com uma duração total de 25 horas, das quais 9 horas serão presenciais, 4 horas síncronas e 12 horas serão realizadas de forma assíncrona, online. As sessões combinarão elementos teóricos e práticos, com acesso a materiais específicos e bibliografia que guiará cada encontro. O curso irá promover oportunidades tanto para trabalho individual quanto em grupo, com ênfase na criação de propostas práticas que estejam alinhadas com o contexto do agrupamento escolar e a experiência profissional dos participantes. Durante o curso, serão oferecidos momentos e espaços para compartilhar experiências e promover discussões, tanto presencialmente como através de fóruns online. Cada participante, ou grupo de participantes, será responsável por desenvolver recursos que serão integrados em um projeto de escrita/leitura a ser implementado nas respetivas escolas, sob a coordenação da biblioteca escolar.

Avaliação

A avaliação final será quantitativa de acordo com a carta circular CCPFC 3/2007 expressa na escala: Insuficiente –1 a 4,9 Regular – 5 a 6,4 Bom – 6,5 a 7,9 Muito Bom – 8 a 8,9 Excelente – 9 a 10.

Bibliografia

Ministério da Educação. (2017). Aprendizagens essenciais. http://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais - Rede de Bibliotecas Escolares. (2021).Diário de escritas com a biblioteca. https://www.rbe.mec.pt/np4/DiarioEscritas.html Terada, Y. (2021). Why Students Should Write in All Subjects. https://www.edutopia.org/article/why-Moran, J. & Bocich, L. (2015). Aprender e ensinar com foco na educação híbrida. Revista Pátio, 25, 45-47. Disponível em: http://www.grupoa.com.br/revistapatio/artigo/11551/aprender-e-ensinar-com-foco-na- educacao-hibrida.aspxO’Reilly, T. (2005). What is Web 2.0: Design Patterns and Business Models for the Next Generation of Software. Disponível em: http://www.oreillynet.com/pub/a/oreilly/tim/news/2005/09/30/what-is-web- 20.html~Sala, R. (2013). El booktrailer en la promoción de la lectura del relato. Quaderns de Filologia. Estudis Literaris, Vol. XVIII, 211-222.

Anexo(s)

Formador

Fatima Manuel Caeiro Bonzinho

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-04-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
2 22-04-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
3 23-04-2024 (Terça-feira) 16:00 - 20:00 4:00 Online assíncrona
4 29-04-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
5 30-04-2024 (Terça-feira) 16:00 - 20:00 4:00 Online assíncrona
6 06-05-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
7 07-05-2024 (Terça-feira) 16:00 - 20:00 4:00 Online assíncrona
8 15-05-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
Início: 17-04-2024
Fim: 15-05-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-122043/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: Évora, ESAG