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Encontro Regional Ler, Escrever e Contar a Liberdade turma T1

Apresentação

A celebração dos 50 anos do 25 de abril é uma oportunidade única para refletir sobre o significado da liberdade e sua importância contínua na sociedade contemporânea. A realização de um encontro com a temática "Ler, Contar e Escrever em Liberdade" proporcionará espaços de reflexão sobre as conquistas alcançadas na Educação, bem como os desafios e a preservação do ato de “Ser” e “Fazer” em Liberdade. O evento destaca a importância da educação e da cultura na consolidação de uma sociedade livre e democrática, através da leitura, da narração e da escrita, promovendo o diálogo e a tolerância e resgatando a memória histórica. Reunir diferentes pontos de vista em torno de uma temática tão relevante e significativa como a que se apresenta, certamente para o fortalecimento dos vínculos sociais e comunitários, promovendo um sentimento de pertencimento e coesão social. Isso contribui para a construção de uma comunidade mais unida e solidária, fundamentada nos valores da liberdade, igualdade e fraternidade. A realização deste Encontro será uma oportunidade valiosa para celebrar as conquistas democráticas, refletir sobre os desafios contemporâneos e fortalecer o compromisso com a promoção da liberdade na Educação! As redes colaborativas são um ponto-chave para que a conjugação de objetivos comuns resulte em laços de colaboração, exatamente como o alvitrado nesta parceria entre o Centro de Formação e as Bibliotecas Escolares.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Potenciar a reflexão crítica em torno da temática; - Promover a divulgação das boas práticas pedagógicas e formativas

Conteúdos

O Encontro realiza-se em torno das temáticas Ler, escrever e contar em LIBERDADE. Estas temáticas serão desenvolvidas nas Conferências, Mesas redondas para divulgação de boas práticas (dos agrupamentos de escolas e das bibliotecas escolares) e Workshops sobre Liberdade, Inteligência Artificial, Ciência, Leitura e Escrita. 4 de julho de 2024 (quinta-feira) 8h30 / 9h00 - Abertura do secretariado 9h00 / 9h05 - Receção aos participantes (Diretora do CFAE Beatriz Serpa Branco e Coordenadora Interconcelhia das BE do Alentejo) 9h05 / 9h30 - Momento cultural | Dançar abril, Classe de dança da Associação Equestre de Viana do Alentejo 9h30 / 10h00 - Sessão de Abertura (Diretora do CFAE Beatriz Serpa Branco, Comissária do PNL, Delegada Regional da DGEstE, Reitora da EU, Presidente da CME,Coordenadora Nacional da Rede Bibliotecas Escolares) 10h00 / 10h20 – Sessão Plenária de Boas Práticas (AE Gabriel Pereira, Conhecer para valorizar: O caminho para a Democracia; AE de Vendas Novas, O 25 de abril vivido e contado em Vendas Novas) 10h20 / 11h30 - Conferência 1 (Fernando Rosas, Cinco Pontos Para a História da Revolução de abril) 11h30 / 12h00 - COFFEE BREAK 12h00 / 13h00 - Sessão Plenária de Boas Práticas (AE de Sousel, Abril de A a Z; AE de Castro Verde, Arte (s)em Liberdade; EPRAL (título a indicar); AE de Arraiolos, Palavras de abril) 13h00 – ALMOÇO LIVRE 15H00 / 18H30 – Sessões simultâneas: Workshop 1 – Ana Gonçalves, «O videopoema e a Inteligência artificial na Construção de Sentidos» Workshop 2 – Jorge Borges, «A Inteligência Artificial na Sala de Aula» Workshop 3 – Patrícia Lucas, «Janelas de Liberdade» Workshop 4 – Joana Rita Sousa, «O que pergunta a um Livro? # Livros Perguntadores» Workshop 5 – João Pedro Mésseder, «Escritas em Forma de Abril» 5 de julho de 2024 (sexta-feira) 9H00 / 12H30 – Sessões simultâneas: Workshop 1 – José Calado, «Impressão 3D: Da Ideia à Realidade em Poucos Passos» Workshop 2 – Leonor Serpa Branco, «Liberdade para Criar» Workshop 3 – Marina Palácio, «Geopoética para Ler, Dialogar e Amar a Biodiversidade» Workshop 4 – Cristina Taquelin, «Palavra que Voa» Workshop 5 – Pedro Seromenho, «Livrai-me – O Livro e a Liberdade» 12h30 – ALMOÇO LIVRE 14h00 / 14h20 – Sessão Plenária de Boas Práticas (AE de Vendas Novas, (título a indicar); AE N.º 2 de Beja Poemas de abril. Antes, durante e depois de abril 14h20 / 15h30 – Conferência 2 - 1 (João Couvaneiro, Educar para a Liberdade: Desafios e Oportunidades na Era da Inteligência Artificial) 15h30 / 16h30 - Sessão Plenária de Boas Práticas (AE Severim de Faria, Educar para Voar; AE de Mora, Ação de Sensibilização – O Mundo é Teu; AE de Montemor-o-Novo, Livres para Ler, Sonhar e Aprender; AE Viana do Alentejo (título a indicar); AE de Portel, Leituras em Liberdade; AE Manuel Ferreira Patrício, Conversas em Liberdade) 16h30 / 18h – Momento Cultural – teatro | AE André de Gouveia, Asas na Voz 18h – Encerramento do Encontro - Diretora do CFAE Beatriz Serpa Branco Coordenadora Interconcelhia das BE do Alentejo

Metodologias

O Encontro contempla duas Conferências, quatro Mesas redondas para divulgação de boas práticas (dos agrupamentos de escolas e das bibliotecas escolares) e dez Workshops sobre Liberdade, Inteligência Artificial, Ciência, Leitura e Escrita. As sessões serão, pois, teórico-práticas e de seminário, potenciando ainda o debate e a reflexão coletiva.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-Lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado pelos formandos.

Bibliografia

- IFLA (2006). Guidelines on Information Literacy for Lifelong Learning. Retirado de:http://www.ifla.org/publications/guidelines-on-information-literacy-for-lifelong-learning - Kuhlthau, Carol C. (2001). Keynote Paper: Notes: Rethinking Libraries for the Information Age School: Vital Roles in Inquiry Learning. The 2001 IASL Conference. Auckland, New Zealand, 9-12 July. Retirado de: http://www.iasl-online.org/events/conf/keynote-kuhlthau2001.html - Ministério da Educação. Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Lisboa: ME, 2017 - Ministério da Educação e Ciência. Programas e Metas Curriculares. Retirado de http://www.dge.mec.pt/metascurriculares/ - Ministério da Educação. Departamento de Educação Básica (1997). Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar. Lisboa: ME. DEB. Retirado de:http://educacao.te.pt/images/downloads/documentos/orientacoes_curriculares_pre_escolar.pdf

Início: 04-07-2024
Fim: 05-07-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-126433/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: Évora - Auditório da DGEstE-DSRA