Conflito como oportunidade de aprendizagem turma T1

Destinatários

Pessoal não docente;

Objetivos

- Identificar os diferentes tipos de conflitos em ambiente escolar- Evitar conflitos através da comunicação- Definir e implementar estratégias e intervenções para resolver conflitos- Trabalhar valores humanos, tais como: Participação, respeito, responsabilidade, honestidade, humildade, interconexão, empoderamento e solidariedade.

Conteúdos

- O que é o conflito Diferença entre observação e avaliação Estilos de comunicação: passivo, agressivo, manipulador e assertivo - A comunicação verbal e não verbal e o seu impacto no interlocutor A utilização de perguntas eficazes (perguntar restaurativo) Comunicação assertiva (uso de "mensagens-eu") Escuta ativa entre as partes envolvidas Treino de aplicação - simulação e estudo de caso Trata-se de uma ação essencialmente prática, em que, numa primeira fase, a formadora explica os conceitos e de seguida os/as formandos/as têm a possibilidade de treinar através da simulação de situações e da análise de casos reais. Desta forma propõem-se 10 horas teóricas e 15 horas de prática simulada.

Bibliografia

ACIDI (2014). Diálogos e Meditação de Conflitos nas Escolas - Guia Prático para educadores. Brasília: Conselho Nacional do Ministério Publico.

Formador

Patricia Susana dos Santos Ventura Marques Bom

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 03-07-2024 (Quarta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 03-07-2024 (Quarta-feira) 14:00 - 18:30 4:30 Presencial
3 04-07-2024 (Quinta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
4 04-07-2024 (Quinta-feira) 14:00 - 18:30 4:30 Presencial
5 05-07-2024 (Sexta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
6 05-07-2024 (Sexta-feira) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
Início: 03-07-2024
Fim: 05-07-2024
Acreditação: DGAE/1102/2024
Modalidade: Curso
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária André de Gouveia