Conflito como oportunidade de aprendizagem turma T1
Destinatários
Pessoal não docente;
Objetivos
- Identificar os diferentes tipos de conflitos em ambiente escolar- Evitar conflitos através da comunicação- Definir e implementar estratégias e intervenções para resolver conflitos- Trabalhar valores humanos, tais como: Participação, respeito, responsabilidade, honestidade, humildade, interconexão, empoderamento e solidariedade.
Conteúdos
- O que é o conflito Diferença entre observação e avaliação Estilos de comunicação: passivo, agressivo, manipulador e assertivo - A comunicação verbal e não verbal e o seu impacto no interlocutor A utilização de perguntas eficazes (perguntar restaurativo) Comunicação assertiva (uso de "mensagens-eu") Escuta ativa entre as partes envolvidas Treino de aplicação - simulação e estudo de caso Trata-se de uma ação essencialmente prática, em que, numa primeira fase, a formadora explica os conceitos e de seguida os/as formandos/as têm a possibilidade de treinar através da simulação de situações e da análise de casos reais. Desta forma propõem-se 10 horas teóricas e 15 horas de prática simulada.
Bibliografia
ACIDI (2014). Diálogos e Meditação de Conflitos nas Escolas - Guia Prático para educadores. Brasília: Conselho Nacional do Ministério Publico.
Formador
Patricia Susana dos Santos Ventura Marques Bom
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 03-07-2024 (Quarta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 03-07-2024 (Quarta-feira) | 14:00 - 18:30 | 4:30 | Presencial |
3 | 04-07-2024 (Quinta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 04-07-2024 (Quinta-feira) | 14:00 - 18:30 | 4:30 | Presencial |
5 | 05-07-2024 (Sexta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
6 | 05-07-2024 (Sexta-feira) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |