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O uso de estatísticas na sala de aula: como compreender e apresentar os números no contexto da vida real turma T1(24-25)

Apresentação

Em várias disciplinas do ensino básico e secundário, os professores são confrontados com a necessidade de analisar dados de estatísticas oficiais sobre a realidade económica e social. Com este curso, pretende-se capacitar os professores para a identificação e obtenção dos dados que precisam e para a utilização de ferramentas digitais em contexto de sala de aula que permitam melhorar e aprofundar as suas análises de forma interativa e pedagógica. O curso cobre igualmente tópicos essenciais para a correta interpretação e comunicação de estatísticas. As competências adquiridas no curso contribuem para o desenvolvimento da literacia estatística dos professores e, por essa via, da dos alunos.

Destinatários

Professores dos grupos de recrutamento 230, 430 e 500

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 230, 430 e 500. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 230, 430 e 500.

Objetivos

• Incentivar a atualização científica dos grupos de docência destinatários do curso; • Contribuir para a divulgação e utilização das estatísticas oficiais em espaço escolar, enquanto ferramenta fundamental na análise da realidade social e económica; • Fomentar a utilização de ferramentas digitais como o BPstat na dinamização de aulas no ensino básico e secundário; • Apresentar conceitos, princípios e boas práticas na interpretação, análise, apresentação e comunicação de estatísticas; • Fomentar a partilha de experiências entre professores dos diferentes grupos de docência que estão a trabalhar conteúdos de economia, estatística e matemática.

Conteúdos

Sessão 1 (Presencial/4h): 1. A importância das estatísticas oficiais - As estatísticas oficiais como ferramenta essencial à compreensão da sociedade, ao desenvolvimento de espírito crítico sobre argumentos baseados em dados publicados e à formação de cidadãos conscientes. 2. BPstat – o portal de estatísticas do Banco de Portugal - A importância de utilizar ferramentas digitais em sala de aula; - Estrutura, tipos de conteúdos e principais funcionalidades do BPstat; 3. A utilização do BPstat em contexto de sala de aula - A importância de garantir a atualidade da informação estatística para a promoção do debate; - Reprodução, no BPstat, de gráficos e tabelas apresentados nos manuais escolares em tópicos como população e mercado do trabalho, contabilidade nacional, balança de pagamentos, sistema financeiro e setor público. Sessão 2 (Online/2h30): 4. Leitura e interpretação dos números - Medidas de localização; - Números índice; - Métricas: rácios, percentagens, taxas de variação; - Exemplos reais para explorar regras essenciais para a correta interpretação e compreensão de estatísticas e erros a evitar. Sessão 3 (Online/2h30): 5. Apresentação e comunicação de estatísticas - A importância das ferramentas de visualização de dados; - Boas práticas para a construção de gráficos e tabelas com impacto; - Sessão prática: em que difere uma boa comunicação de uma má comunicação? Sessão 4 (Online/3h) 6. Apresentação de propostas de operacionalização do curso pelos formandos - Tema: Exercício prático, individual, que possa ser replicado em contexto de sala de aula com os seus alunos. O exercício deve envolver a recolha, interpretação e/ou apresentação de estatísticas, recorrer ao portal de estatísticas BPstat (e.g. dados, conteúdos explicativos) e colocar em prática as aprendizagens das sessões anteriores. Exemplo: atualizar um gráfico/quadro de um exercício de um manual, usar dados estatísticos e/ou conteúdos explicativos do BPstat para aprofundar uma análise de um conteúdo programático na área da economia, estatística ou matemática.

Metodologias

- Sessões teóricas e práticas - Apresentação de proposta de operacionalização/intervenção e partilha de conteúdos e práticas - Elaboração de uma reflexão escrita sobre a ação

Avaliação

A avaliação deverá centrar-se no percurso e no trabalho dos formandos ao longo da ação de formação. Para operacionalizar esta abordagem, serão considerados os seguintes aspetos: • participação ativa nas sessões; • qualidade dos trabalhos realizados; • reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido na área de formação. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua, de acordo com os seguintes critérios: Participação/Contribuição - 50%; Trabalho de aplicação de Conteúdos (Projeto e reflexão crítica) - 50%.

Bibliografia

BPstat, BPstat (bportugal.pt)Heath, C., & Starr, K. (2022). Making Numbers Count: The Art and Science of Communicating Numbers. Simon and Schuster.Knaflic, C. N. (2015). Storytelling with data: A data visualization guide for business professionals. John Wiley & Sons.Reis, E. (2009). Estatística Descritiva. Edições Sílabo.Spiegelhalter, D. (2021). The Art of Statistics: How to Learn from Data. Basic Books.

Formador

Maria Carolina PMG Campos

Lígia Maria Nunes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 02-10-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Presencial
2 09-10-2024 (Quarta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
3 23-10-2024 (Quarta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
4 06-11-2024 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
Início: 02-10-2024
Fim: 06-11-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-126988/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 12 h
Local: Évora - Banco de Portugal