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Construir aprendizagens por trabalho de projeto em sala de aula e a distância turma T1(24-25)

Apresentação

Nos últimos anos, as políticas educativas desenvolvidas em Portugal e o respetivo quadro normativo publicado têm procurado centrar a ação pedagógica do professor do Ensino Básico e Secundário, em contexto da sala de aula e a distância, e a respetiva gestão do currículo, como fatores decisivos para o aumento da qualidade das aprendizagens a realizar por cada aluno. À Escola é agora atribuída a condição natural de sucesso a todos os que a frequentam. Importa, pois, criar processos de aprendizagem presencial ou a distância capazes de levar o aluno a desenvolver aprendizagens e competências autorreguladas. Assim, o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e os respetivos quadros legais (Decreto-Lei nº 54/2018 e Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de julho) promovem a adoção de outras dinâmicas pedagógicas que atribuem ao aluno um papel preponderante na construção da sua própria aprendizagem. Na sala de aula ou a distância, a Metodologia de Trabalho de Projeto, como refere Luísa Cortesão (1998), assume-se como um processo intencional através do qual o aluno toma o problema de acordo com os seus interesses, produz conhecimento, adquire capacidades, revê e/ou adquire atitudes e/ou resolve problemas que o preocupam por meio do estudo e envolvimento numa questão autêntica através de uma interação dialógica.

Destinatários

Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Sensibilizar para a necessidade de novas e sistemáticas práticas de diferenciação pedagógica presenciais e a distância; - Construir situações de autonomia e cooperação das aprendizagens no regime presencial e a distância; - Adotar princípios de intervenção democrática na sala de aula; - Implementar uma efetiva gestão flexível do currículo centrado nas aprendizagens do aluno; - Promover uma cultura de cooperação entre docentes e entre alunos; - Tomar consciência dos processos associados à autorregulação das aprendizagens; - Implementar rotinas de trabalho colaborativo para a construção de instrumentos de apoio à dinamização da Metodologia de Trabalho de Projeto; - Conhecer e implementar as diferentes fases do Trabalho de Projeto no regime presencial ou a distância. - Construir documentos que suportam a organização/planificação do Trabalho de Projeto a implementar na sala de aula ou na modalidade a distância; - Elaborar documentos de registo, de avaliação e regulação das aprendizagens do Trabalho de Projeto a implementar na sala de aula ou na modalidade a distância.

Conteúdos

I. Documentos reguladores (1 hora): a) Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória; b) Autonomia e Flexibilidade Curricular. II. Diversidade nas formas de aprender (1 hora): a) Zona de Desenvolvimento Proximal; b) Aprendizagem Autorregulada; c) Diferenciação Pedagógica: Princípios de intervenção educativa. III. Metodologia de Trabalho de Projeto (7 horas): a) Princípios da Metodologia de Trabalho Projeto, fases e respetiva planificação; b) Processos de monitorização do Trabalho de Projeto – Pesquisa, Produção individual, Discussão crítica e produção coletiva; c) Processos de monitorização do Trabalho de Projeto – Produto Final e Comunicação; d) Avaliação do Trabalho de Projeto - Processos, Produto(s) e Comunicação. IV. Construção de instrumentos/materiais (3 horas): a) Construção colaborativa de recursos pedagógicos de apoio à implementação da metodologia de Trabalho de Projeto. V. Relato/Reflexão das práticas pedagógicas desenvolvidas (3 horas): a) Relato/reflexão acerca das práticas pedagógicas desenvolvidas na sala de aula ou a distância com recurso aos instrumentos desenvolvidos ao longo da Oficina.

Avaliação

Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. Escala de avaliação: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente – de 1 a 4,9 valores. Dimensões a avaliar: i) Participação na ação (contributos e trabalho contínuo realizado ao longo das sessões presenciais) ii) Trabalho escrito individual final (qualidade dos recursos educativos produzidos, da descrição das práticas pedagógicas desenvolvidas com os alunos na modalidade presencial ou a distância e da reflexão produzida) Creditação final de acordo com o regulamento da modalidade. A certificação da Ação será efetuada de acordo com a legislação em vigor.

Bibliografia

LEITE, C. e FERNANDES, P. (2003). Avaliação das Aprendizagens dos alunos: novos contextos, novas práticas. Porto: Asa Editores.RANGEL, M. e GONÇALVES, C. (2010). A Metodologia de Trabalho de Projeto na nossa prática pedagógica. Da Investigação às Práticas, I (3). 21-43.ROLDÃO, M. (2003). Gestão do currículo e Avaliação de competências. As questões dos professores. Lisboa: Editorial Presença.ROLDÃO, M. (2009). Estratégias de ensino: o saber e o agir do professor. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.SILVA, A., DUARTE, A., SÁ, I. e SIMÃO, A. (2004). Aprendizagem autorregulada pelo estudante: perspetivas psicológicas e educacionais. Porto: Porto Editora.

Formador

Jainete Adelaide Tirapicos da Cunha Massuça

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 16-09-2024 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
2 17-09-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
3 18-09-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
4 02-10-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
Início: 16-09-2024
Fim: 02-10-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-123829/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 30 h
Local: Évora - Escola Secundária Severim de Faria