Didática da Gramática: uma abordagem pela descoberta turma T1(24-25)
Apresentação
Segundo um Parecer da Associação de Professores de Português (APP), datado de 12 de março de 2024, constante na página da referida Associação, As ações que a DGE está a desenhar, e que vão estar acreditadas e creditadas pelo conselho científico- pedagógico da formação contínua (CCPFC), consideram prioritária, entre outras, a formação científica e pedagógica no âmbito das diversas disciplinas dos ensinos básico e secundário. Assim sendo, e na sequência de um levantamento de dados/necessidades que foi realizado pela APP em articulação com a DGE, foram definidas, num primeiro momento, as áreas prioritárias de formação, tendo por base as dificuldades e os problemas que os alunos têm revelado, de forma persistente, nos últimos anos, e que se manifestam, no caso do Português, bem presentes (também) nos resultados da avaliação externa (exames nacionais, provas de final de ciclo, provas de aferição), no que diz respeito à Leitura e não só. Diversos estudos nacionais apontam também para dificuldades acrescidas dos alunos portugueses em matéria não só de Leitura como também noutros Domínios, como a Gramática. Por conseguinte, é urgente e necessário o foco no Ensino e na Aprendizagem da Gramática, enquanto domínio curricular de diálogo entre a frase e o texto, e prática de mobilização do conhecimento explícito da língua no desenvolvimento das competências de Leitura, Escrita e Oralidade. As áreas prioritárias de formação devem privilegiar competências mais complexas e níveis cognitivos de desempenho mais elevados, que, por sua vez, estão previstos nos atuais documentos de referência curricular, nomeadamente no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) e nas Aprendizagens Esenciais de Português (AE).
Destinatários
Professores de grupos de recrutamento 200, 210, 220 e 300
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de grupos de recrutamento 200, 210, 220 e 300. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de grupos de recrutamento 200, 210, 220 e 300.
Objetivos
Com esta oficina pretende-se provocar mudanças nas práticas de Ensino da Gramática, desenvolvendo nos Formandos conhecimentos e capacidades que promovam um Ensino da Gramática que envolva não só uma reflexão sobre sons, palavras e frases, mas também sobre problemas do sentido, da construção textual e da utilização social da língua. (Brito 1997, p. 58). Assim, os objetivos a atingir são os seguintes: - Valorizar a experiência profissional do professor, como ponto de partida para a atualização e o aprofundamento sistemáticos, com recurso a instrumentos que habilitem os docentes a dar resposta em contextos de trabalho em mudança; - Promover o ensino da Gramática como atividade de reflexão metalinguística baseada na aprendizagem pela descoberta; - Reconfigurar a Gramática como objeto de aprendizagem na perspetiva descritiva da língua vs perspetiva normativa da língua; - Conceber e dinamizar verdadeiras Oficinas de Gramática, utilizando estratégias que impliquem linhas de atuação pedagógico-didática flexíveis e facilmente adaptáveis aos alunos concretos das nossas escolas e que sejam apropriadas às finalidades educativas a almejar.
Conteúdos
- Frase simples e frase complexa: identificação de constituintes da frase e suas funções sintáticas; - Processos de Coordenação sindética e assindética; - Coordenação e Subordinação: dependência sintática e mobilidade das orações; regularidades vs exceções; - Divisão e classificação de orações: orações Coordenadas: copulativas, adversativas, disjuntivas, explicativas e conclusivas; orações Subordinadas (adjetivas relativas; adverbiais (causais, temporais, consecutivas, comparativas, concessivas, finais, condicionais ) e substantivas (relativas e completivas)); - Conjunções e locuções conjuncionais coordenativas e subordinativas; pronomes relativos e palavras relativas; advérbios conectivos e locuções adverbiais conectivas.
Avaliação
De acordo com o RJFCP Decreto-Lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro - e nos termos dos nºs 5 e 6, do artigo 4.º do Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio, e ainda dos Critérios de Avaliação definidos e aprovados em reunião da Comissão Pedagógica do Centro de Formação Beatriz Serpa Branco, em Évora, valorizando-se uma lógica formativa e de acompanhamento. Assim, a avaliação dos formandos terá incidência: (1) Na participação e no trabalho contínuo realizado ao longo das sessões presenciais; (2) Na componente de trabalho individual, tendo em conta a qualidade dos trabalhos e materiais produzidos e apresentados em plenário.
Bibliografia
Bechara, E. (2003). Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna.Brito, A. M. (1997). Retomar e reinventar o ensino da gramática da língua materna. Atas do 2.º Encontro de Professores de Português A língua mãe e a paixão de aprender Homenagem a Eugénio de Andrade. Porto: Areal Editores, 5364.Brito, A. M. (2011). Subordinação frásica: da investigação ao ensino. In: I. M. Duarte & O. M. Figueiredo, Português, língua e ensino. Porto: Universidade do Porto, 141-172.Brito, A. M. & Lopes, H. C. (2001). Da linguística ao ensino da gramática: para uma reflexão sobre a coordenação e a subordinação. In: F. I. Fonseca, I. M. Duarte & O. Figueiredo (Org.), A Linguística na formação do professor de Português. Porto: Centro de Linguística da Universidade do Porto, 49-64.Brito, A. M., Morgado, C. & Oliveira, M. do C. (2019). A reflexão gramatical na aula de língua materna: porquê? Quando? Como?. In: A. Leal, F. Oliveira, F. Silva, I. M. Duarte, J. Veloso, P. Silvano e S. V. Rodrigues, A linguística na formação do professor: das teorias às práticas. Porto: Universidade do Porto. Faculdade de Letras, 47-60.
Formador
Helena Perdigão
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-10-2024 (Quarta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 09-10-2024 (Quarta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 16-10-2024 (Quarta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 23-10-2024 (Quarta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 30-10-2024 (Quarta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 06-11-2024 (Quarta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 13-11-2024 (Quarta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |
8 | 27-11-2024 (Quarta-feira) | 15:00 - 19:00 | 4:00 | Presencial |