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Aprendizagens baseadas em projetos com base na Autonomia e Flexibilização Curricular: desafios, exigências e implicações nas práticas docentes turma T1(24-25)

Apresentação

Com esta oficina pretende-se incentivar os professores a reforçarem o seu papel enquanto atores de ação pública, na construção das políticas educativas, analisando e discutindo problemas/orientações, elaborando respostas, novas questões, conteúdos ou conhecimentos, em interação colaborativa com os pares. O novo quadro legal, no que respeita à Autonomia e Flexibilidade Curricular, instiga os docentes das diversas áreas de pré-escolar e 1º ciclo a uma reflexão séria sobre os desafios, as exigências e as implicações de um projeto que os conduza à apropriação das potencialidades que encerra, no sentido de se assumirem como co-decisores curriculares e a investirem noutros modos de organização curricular e pedagógica. Assim, propõe-se: - Reflexão sobre as novas opções curriculares, a sua exequibilidade e adequação aos contextos. -Reflexão sobre as práticas profissionais a desenvolver. -Desenvolvimento de projetos contextualizados, de natureza disciplinar, multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar.

Destinatários

Professores de Educação Especial, dos ensino básico e secundário e educadores de infância

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Educação Especial, dos ensino básico e secundário e educadores de infância. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

É objetivo desta formação que os professores elaborem e implementem projetos de inovação curricular, cruzando os conhecimentos a desenvolver nesta ação com os seus contextos e vivências profissionais. - Reflexão e apropriação dinâmica dos normativos em vigor no âmbito da Flexibilização Curricular. - Criação de dinâmicas de trabalho colaborativo que favoreçam a gestão flexível e contextualizada do currículo, integrando práticas de ensino e aprendizagem centradas no aluno; - Conceber, concretizar, avaliar e reformular projetos de natureza disciplinar, multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar, contextualizados; - Promover iniciativas cooperativas de aprendizagem, orientadas para a integração e troca de saberes; - Desenvolver uma avaliação para a aprendizagem, diversificando métodos e instrumentos, envolvendo os alunos no processo de avaliação, numa lógica de autorregulação.

Conteúdos

Sessões de trabalho síncrono Em grupos, nas sessões presenciais (teórico-prático), trabalham-se os conteúdos, é feita a apresentação dos trabalhos práticos desenvolvidos e a partilha de experiências fazendo a ponte com o vivenciado no contexto profissional e podendo ser desenvolvidas em diferentes contextos (sala de aula, pátio da escola, comunidade, entre outras). É feita uma reflexão e partilha finais dos projetos desenvolvidos, bem como a avaliação da ação de formação. Sessões de trabalho assíncrono O trabalho autónomo será desenvolvido em sala de aula ou noutros contextos educativos, onde os professores/formandos desenvolvem as metodologias e as práticas trabalhadas nas sessões presenciais e concretizado através da conceção, desenvolvimento e avaliação de projetos, num trabalho de natureza multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar, por forma a criar contextos de aprendizagem inovadores e desafiantes. No final, será elaborado um relatório e uma apresentação que traduzirão todo o trabalho desenvolvido. Módulo I - Apresentação do curso 2h Módulo II - Autonomia e Flexibilidade Curricular 3h . O quê? Para quê? . O que são os DAC? . O que está a mudar nas escolas? . O que devem valorizar as práticas pedagógicas? . Como se processa a avaliação das aprendizagens? Módulo III – Organização do ambiente de trabalho 5h . Metodologia de projeto . Espaços de aprendizagem . Trabalho de grupo . Articulação curricular e interdisciplinaridade . Sala de aula invertida . Ambientes educativos inovadores Módulo IV – Trabalho de grupo 10h . Modalidades de avaliação . Finalidades da avaliação . Instrumentos de avaliação . Diversificar a avaliação: instrumentos e estratégias . Organização e construção de um projeto com base nas vivências profissionais de cada um. Módulo V – Apresentação dos projetos desenvolvidos 5h . Boas práticas e avaliação final.

Metodologias

A formação revestir-se-á de natureza mista, com momentos de apresentação teórica seguidos de reflexão e exercícios de natureza prática, havendo, no início de cada um dos capítulos de formação, lugar a uma contextualização teórica seguida de trabalhos práticos nas sessões presenciais/distância de natureza colaborativa, implementados em pequenos grupos. É feita a apresentação dos trabalhos práticos desenvolvidos e a partilha de experiências fazendo ponte com o vivenciado no contexto profissional. É feita uma reflexão e partilha finais dos projetos desenvolvidos, bem como a avaliação da ação.

Avaliação

Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas de formação presencial. Critérios de avaliação; A avaliação de cada formando será realizada sob o princípio da avaliação contínua, tendo em conta os seguintes parâmetros: - Participação; - Realização das Tarefas nas Sessões; - Trabalho/Projeto Final; - Reflexão Crítica/Relatório Individual. A avaliação dos formandos será efetuada de forma quantitativa na escala de 1 a 10, nos seguintes termos: Excelente – de 9 a 10 valores; Muito Bom – de 8 a 8,9 valores; Bom – de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente – de 1 a 4,9 valores.

Bibliografia

Alves, J. M. (2017). Autonomia e Flexibilidade: pensar e praticar outros modos de gestão curricular e organizacional. Em C. P. Alves, Construir a autonomia e a flexibilização curricular: desafios da escola e dos professores (pp. 6-14). Porto: Porto.Cohen, A. C., Fradique, J. (2018). Guia da Autonomia e Flexibilidade Curricular. Lisboa: Raiz Editora.Cosme, A. (2018). Autonomia e Flexibilidade Curricular: Propostas e Estratégias de Ação. Porto: Porto Editora.Pacheco, J. A. (2011). Discursos e Lugares das Competências em Contextos de Educação e Formação. Porto: Porto Editora.Trindade, Rui; Cosme, Ariana (2010). Educar e aprender na Escola: Questões, desafios e respostas pedagógicas. V. N. de Gaia: Fundação Manuel Leão.

Formador

Jainete Adelaide Tirapicos da Cunha Massuça

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-09-2024 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
2 10-09-2024 (Terça-feira) 16:00 - 20:00 4:00 Presencial
3 11-09-2024 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
4 12-09-2024 (Quinta-feira) 15:00 - 19:00 4:00 Presencial
5 13-09-2024 (Sexta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
6 20-09-2024 (Sexta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
7 28-09-2024 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
Início: 09-09-2024
Fim: 28-09-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-125863/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária Severim de Faria - Évora