Estratégias de trabalho e intervenção pedagógica em Educação Física turma T1(24-25)
Apresentação
A atualidade da vida social mostra que a prática de desporto informal e não formal ganha, cada vez mais, terreno no interesse das pessoas. Na escola, revela-se fundamental potenciar o gosto pela atividade física, valorizando o seu potencial de benefício para a saúde geral das populações, ao nível físico e mental. O Projeto Curricular de Educação Física (PCEF) contempla, em alguns Agrupamentos de Escolas, momentos formativos, que visam a harmonização de procedimentos de avaliação e o desenvolvimento de competências profissionais. As avaliações internas mostram que, com vista à melhoria dos resultados académicos, há necessidade de atualização, por parte dos docentes, dos conhecimentos nas subáreas disciplinares, ou seja, nas componentes científica e pedagógica. Ao nível organizacional, exige-se uma melhoria nos processos de aferição dos conteúdos, bem como a reflexão conjunta sobre as estratégias de intervenção e ensino e a uniformização de procedimentos de organização (aferir a competência de observação e os mecanismos de ajuste dos níveis de desempenho em EF), por nível de desempenho esperado (introdução e elementar), nomeadamente na atualização do protocolo de avaliação inicial. Mostra-se ainda necessário ajustar os níveis de desempenho do PCEF em função das Aprendizagens Essenciais e do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, como mostram os resultados obtidos recentemente nas Provas de Avaliação Externa e de avaliação interna, em vários AE.
Destinatários
Professores dos grupos de recrutamento 260 e 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 260 e 620.
Objetivos
- Proporcionar a melhoria das competências de ensino que permitam uma prática docente mais adequada às reais necessidades dos alunos; - Melhoria de práticas pedagógicas; - Produção de dossiê/manual pedagógico para a área disciplinar de Educação Física; - Atualização didática e pedagógica dos conteúdos de: desportos coletivos, desportos individuais, atividades rítmicas expressivas, raquetas e modalidades alternativas; - Atualização do protocolo de avaliação e dos níveis de desempenho do Projeto Curricular de Educação Física.
Conteúdos
- Análise e seleção de exercícios para a lecionação de conteúdos de nível introdução e elementar (desportos coletivos, desportos individuais, atividades rítmicas expressivas, raquetas, desportos alternativos) 10h; - Reflexão e redefinição de estratégias com vista à atualização do Projeto Curricular de Educação Física 6h; - Aferição e ajuste dos níveis de desempenho esperado, em função das Aprendizagens Essenciais de Educação Física, do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, do Projeto Curricular de Educação Física e dos resultados escolares (avaliações de período e provas de aferição) 6h; - Atualização do Projeto Curricular de Educação Física (a partir de pesquisa bibliográfica, da seleção de informação técnica) e atualização de documentos pedagógicos 3h;
Avaliação
Aplicação do determinado no Regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado pelos formandos.
Bibliografia
Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória . (2017). Lisboa: Direção Geral da EducaçãoAprendizagens Essenciais| Articulação com o Perfil dos Alunos - 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário I Educação Física (disponíveis em http://www.dge.mec.pt/).Aranha, A. (2004).Organização, Planeamento e Avaliação em Educação Física. Série Didática. Ciências Sociais e Humanas, 47. NúcleoEditorial e Gráfico dos SBD, UTAD, Vila Real.OHara, K., Esteves, D., & Brás, R. (2015). O Desporto como meio facilitados do desenvolvimento de competências transversais. Currículo e cidadania. Contributos para pensar a educação do cidadão no mundo globalizado. Rio de Janeiro. pp..311 330. Consultado a 04/10/2016,em: http://www.dialogarts.uerj.br/arquivos/Livro_Curriculo-eCidadania.pdf#page=31Tavares, F. (2013). Jogos Desportivos Coletivos: ensinar a jogar. Editora FADEUP.
Formador
Pedro Miguel dos Santos Medeira da Graça
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 05-09-2024 (Quinta-feira) | 16:30 - 19:00 | 2:30 | Presencial |
2 | 06-09-2024 (Sexta-feira) | 08:30 - 13:00 | 4:30 | Presencial |
3 | 09-09-2024 (Segunda-feira) | 14:30 - 18:30 | 4:00 | Presencial |
4 | 11-09-2024 (Quarta-feira) | 08:30 - 12:30 | 4:00 | Presencial |
5 | 18-09-2024 (Quarta-feira) | 14:30 - 18:30 | 4:00 | Presencial |
6 | 25-09-2024 (Quarta-feira) | 14:30 - 18:30 | 4:00 | Presencial |
7 | 04-07-2025 (Sexta-feira) | 15:00 - 17:00 | 2:00 | Presencial |