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Comportamentos de Risco Online: O papel da comunidade educativa turma T1(24-25)

Apresentação

Quando é utilizada de forma adequada e transversal, a Internet pode mudar a vida das crianças e jovens, especialmente dos mais vulneráveis, de meios socioeconómicos desfavorecidos e isolados. Efetivamente, o uso das tecnologias pode dar-lhes acesso a um manancial de conteúdos e de oportunidades, no entanto importa reforçar que a Internet e o seu uso não estão isentos de riscos, especialmente para as crianças e jovens, podendo torná-las mais expostas e suscetíveis a diferentes formas de violência. Fenómenos como o Sexting, Sextortion, Grooming, Ciberbullying, entre outros, cresceram exponencialmente, devido à massificação da Internet, contribuindo para pôr em causa a segurança de crianças e jovens.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Debater e analisar os comportamentos de Risco Online (Grooming, Ciberbullying, Sexting, Sextortion, outros) e a importância do papel da Escola nacapacitação de crianças e jovens, na prevenção e combate a estes fenómenos; Criar espaços de reflexão que proporcionem a exploração de recursos e ferramentas, bem como a conceção de planos de intervenção que envolvamestas temáticas, em contexto educativo; Articular as temáticas com as Orientações Curriculares TIC para o 1.º Ciclo, no domínio da Cidadania Digital, com as Aprendizagens Essenciais dadisciplina TIC, no domínio da Cidadania Digital, assim como com a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, nomeadamente nos domíniosDireitos Humanos, Media, Sexualidade e Saúde. Pretende-se, ainda, debater estratégias de sensibilização, junto dos alunos, para a Cidadania Digital, nomeadamente no que se refere aos comportamentos de risco online.

Conteúdos

Módulo 1: Comportamentos de Risco Online Grooming, Ciberbullying, Sexting, Sextortion, entre outros (7 horas – 3 horas presenciais + 2 horas síncronas + 2 horas assíncronas) O papel da comunidade escolar na prevenção e combate destes fenómenos Reflexão e análise Módulo 2: Os serviços de apoio (6 horas – 4 horas síncronas + 2 horas assíncronas) Linha de apoio e linha de denúncia Internet Segura Linha SOS Criança Gabinete Cibercrime da Procuradoria-Geral da República As redes internacionais Insafe e Inhope Módulo 3: Desenvolvimento de projetos de prevenção e combate a Comportamentos de Risco Online na escola. (7 horas – 3 horas presenciais + 2horas síncronas + 2 horas assíncronas) As iniciativas da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima; As iniciativas do Centro de Sensibilização SeguraNet; As iniciativas do Centro Internet Segura e da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (O Selo Protetor). Módulo 4: Avaliação e reflexão (5 horas – 3 horas presenciais + 2 horas assíncronas)

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com oDespacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação decada formando será realizada na escala de 1 a 10, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivoslegais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final elaborado pelos formandos.

Bibliografia

Associação Portuguesa de Apoio à Vítima. Disponível em: https://apav.pt Gabinete Cibercrime da Procuradoria-Geral da República. Disponível em: https://www.ministeriopublico.pt/contato/gabinete-cibercrime Linha SOS Criança. Disponível em: https://iacrianca.pt/intervencao/sos-crianca/ SeguraNet – Navegar em Segurança. Disponível em: http://www.seguranet.pt Rede europeia de Centros Internet Segura – Insafe. Disponível em: https://youth.betterinternetforkids.eu/web/portal/home

Formador

Rui Gonçalo Pontes Correia Balão Espadeiro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 26-09-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 03-10-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
3 10-10-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
4 11-10-2024 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online assíncrona
5 17-10-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
6 18-10-2024 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online assíncrona
7 31-10-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
8 01-11-2024 (Sexta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online assíncrona
9 07-11-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
10 14-11-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
Início: 26-09-2024
Fim: 14-11-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-121696/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária André de Gouveia - Évora