Educação Artística – Artes visuais e Recursos Educativos turma T1(24-25)
Apresentação
Acompanhando a exigência de que no ensino há necessidade de renovação, cremos que é essencial desenvolver conteúdos e recursos educativos que potencializem novos cenários de aprendizagem para a Educação Artística. Este propósito, que é uma das exigências do plano de intervenção do PEEA, contribui a nível nacional para a formação estética e artística dos profissionais de educação. Assim, observando os princípios orientadores e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, esta formação, em Artes Visuais, pretende desenvolver práticas pedagógicas inovadoras que valorizem o papel central da Educação Artística, no contexto escolar.
Destinatários
Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;.
Objetivos
- Contribuir para o desenvolvimento da Educação Artística, na área Artes Visuais, no âmbito da missão do Programa de Educação Estética e Artística. - Analisar o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, a Matriz Curricular em Educação Artística, as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e as Aprendizagens Essenciais para as Artes Visuais. - Desenvolver um conjunto de referentes, através de atividades especificas, que promovam uma pedagogia centrada na pesquisa, na experiência e na exploração do mundo envolvente. - Promover metodologias de ensino inovadoras recorrendo a meios, materiais, dispositivos e instrumentos, com diversidade gráfica e expressiva. - Valorizar o papel da Educação Artística como forte potenciador do desenvolvimento pleno do sujeito e nas relações com os outros.
Conteúdos
Contextualização (30 minutos) - Princípios orientadores do Programa de Educação Estética e Artística (PEEA). As Artes Visuais no âmbito do PEEA. - Educação Pré-Escolar e o 1.º ciclo do Ensino Básico. Documentos de referência: Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória, Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar; Educação Artística no 1.º Ciclo do Ensino Básico - Matriz Curricular/Artes Visuais. Conteúdos específicos das Artes Visuais (1,5 hora) Elementos. · Ponto, linha, forma, volume, espaço, ritmo, textura, cor, valor. Domínios. · Forma (Figura e fundo, forma e informe, limite, contorno, plano e superfície. Estruturas implícitas e estruturas explícitas. Formas modulares). · Cor (Natureza física da cor. Natureza química da cor. Cor e pigmentos. Misturas de cor. Mistura aditiva. Mistura subtrativa. Efeitos de cor). · Espaço e volume (Organização da profundidade. Organização da tridimensionalidade). · Movimento e tempo (Organização dinâmica. Organização temporal). Transformação gráfica e invenção. · Ampliação, sobreposição, rotação, nivelamento, simplificação, acentuação, repetição, distorção. · Articulação, palavra/imagem, ensaios de impressão. · Invenção: construção de formas, texturas, padrões, objetos e ambientes. Recursos educativos (9 horas) Paisagens (4,5 horas) 1. O acaso como estímulo à invenção. 2. Conteúdos: forma; espaço e volume; movimento e tempo. Transformação gráfica e invenção. 3. Percursos de contemplação e aprendizagem (Turner, Alexander Cozens e Pollock). 4. Discursos comparativos. 5. Atividade: projeções nos espaços. Cor (4,5 horas) 1. Do azul ultramarino da capela de D. João V ao de Émile Étienne Guimet. 2. Conteúdos: cor. Transformação gráfica e invenção. 3. Percursos de contemplação e aprendizagem (Tony Cragg, Cruz-Diez, Ernesto Net e Elya and Emilia Kabakov). 4. Discursos comparativos. 5. Atividade: caixa da cor; seleção, organização e reutilização (upcicling). Assemblage - Place Specifc - Instalação. Reflexão e exposição de propostas de trabalho (1 h) 1. Apresentação de proposta de um recurso educativo que reflita os conteúdos abordados na ação.
Metodologias
Presencial: Sessões teórico-práticas. Os conteúdos são expostos no decurso da apresentação com uma sequência de recursos, materiais, dispositivos e instrumentos para a prática educativa. Simultaneamente, desenvolvem-se modelos pedagógicos preconizados pelo PEEA, no âmbito da área das Artes Visuais, centrados numa aprendizagem que potencie o desenvolvimento pleno do aluno. Neste enquadramento, a apresentação do conjunto dos recursos educativos é acompanhada pelos procedimentos necessários à sua produção, manuseamento a aplicação em contexto escolar. Reflexão e exposição das propostas a serem apresentadas como trabalho individual.
Avaliação
A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua, de acordo com os seguintes critérios: Participação/contribuição - 50%; Trabalho de aplicação de conteúdos (Projeto e reflexão crítica) - 50%.
Bibliografia
Arnheim, R. (1997). Arte & percepção visual: Uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Livraria Pioneira Editora. Dondis, D.A. (2011). La sintaxis de la imagem. Introducción al alfabeto visual. Barcelona: Editorial Gustavo Gili. Gardner, H. (1982). Art, Mind, and Brain: a cognitive approach to creativity. New York: Basic Books. Massironi, M. (1996). Ver pelo desenho: aspectos técnicos, cognitivos, comunicativos. Lisboa: Edições 70. UNESCO (2006). Roteiro para a Educação Artística. Desenvolver as Capacidade Criativas para o Século XXI. Lisboa: Comissão Nacional da UNESCO.
Formador
Patrícia Stubner Honrado Lucas Antunes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 17-10-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 24-10-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 07-11-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 14-11-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |