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Processo de Ensino, Aprendizagem e Avaliação: Feedback e Rubricas turma T1(24-25)

Apresentação

A presente proposta surge após o levantamento das necessidades dos docentes, dos vários níveis de ensino, do Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício. De acordo com o preconizado pela investigação, em particular pelo Projeto Nacional "Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA), com o objetivo de melhorar a qualidade das aprendizagens dos alunos, é fundamental que estes tenham a atenção dos professores. Neste sentido, a observação e o registo permitem recolher informações para avaliar. Na diversidade de processos de recolha da informação avaliativa é de ressalvar o princípio da simplicidade e, consequentemente, da sua execução. “Não parece razoável tudo querer registar para tudo avaliar. Nem se pode avaliar tudo, nem se pode registar tudo.” (Fernandes 2019). Importa sim, que as informações recolhidas permitam fundamentar e adequar o planeamento e a evolução do próprio processo de avaliação do aluno, enquanto agente ativo da sua aprendizagem. Nesta ação pretende-se dar destaque: às rubricas, como um procedimento de apoio para avaliação de diferentes trabalhos e desempenhos dos alunos, apoiando-os na sua consecução e envolvendo os alunos no seu processo de avaliação; e ao feedback, como orientações sistemáticas e avaliações dos trabalhos e dos desempenhos dos alunos “que os ajudem a melhorar as suas aprendizagens, que os estimulem e que os motivem a ir tão longe quanto possível, quer reconhecendo os seus progressos e sucessos, quer ajudando a ultrapassar os seus pontos fracos” (Fernandes, 2005, p. 83).

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial.

Objetivos

A formação tem como finalidade principal a melhoria das aprendizagens dos alunos. Pretende-se provocar mudanças nas práticas de avaliação, desenvolvendo nos formandos conhecimentos e capacidades que permitam planificar tarefas de ensino e aprendizagem integrando a avaliação formativa e sumativa, com recurso a diferentes instrumentos e técnicas. Assim, os principais objetivos a atingir são: -Refletir sobre o feedback e identificar formas de feedback de qualidade; -Refletir sobre a relevância das rubricas nos processos pedagógicos; - Explorar e construir diferentes rubricas; - Conceber e analisar técnicas, instrumentos e tarefas de avaliação para as aprendizagens; - Integrar a avaliação no ensino e na aprendizagem.

Conteúdos

Presencial: 1. A avaliação para as aprendizagens no contexto das políticas educativas. (2h) 2. As rubricas nos processos pedagógicos. (4h) 3. Elaboração de rubricas. (4h) 4. O papel do feedback no ensino e na aprendizagem. Tipos de feedback. (3h) 5. Estratégias de feedback (3h) 6. Partilha e apresentação dos resultados obtidos. (9h) Autónomo 1. Implementação da planificação realizada presencialmente. (10h) 2. Avaliações dos efeitos produzidos. (5h) 3. Reformulação de estratégias (5h) 4. Elaboração de relatos (5h)

Avaliação

A avaliação final será quantitativa de acordo com a carta circular CCPFC 3/2007 expressa na escala: Insuficiente –1 a 4,9 Regular – 5 a 6,4 Bom – 6,5 a 7,9 Muito Bom – 8 a 8,9 Excelente – 9 a 10.

Bibliografia

Barbosa, E. (2019). Práticas de um professor, participação dos alunos e pensamento algébrico numa turma de 7.º ano de escolaridade. (Tese de Doutoramento não publicada, Universidade de Évora). Évora: Universidade de ÉvoraDelgadinho, S. (2011). Perspectivas do professor e alunos sobre avaliação formativa e aprendizagem em matemática: Um estudo de caso com uma turma do 8º ano de escolaridade do processo de experimentação do programa de matemática do ensino básico (Dissertação de Mestrado não publicada, Universidade de Évora). Évora: Universidade de ÉvoraFernandes, D. (2020). Avaliação Sumativa. Folha de apoio à formação – Projeto Maia. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Direção Geral de Educação do Ministério da EducaçãoFernandes, D. (2019). Critérios de Avaliação. Folha de apoio à formação – Projeto Maia. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Direção Geral de Educação do Ministério da EducaçãoFernandes, D. (2019). Para uma Fundamentação e Melhoria das Práticas de Avaliação Pedagógica. Folha de apoio à formação – Projeto Maia. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Direção Geral de Educação do Ministério da Educação.

Formador

Elsa Barbosa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 07-11-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
2 13-11-2024 (Quarta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
3 25-11-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
4 04-12-2024 (Quarta-feira) 16:30 - 19:00 2:30 Presencial
5 09-12-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
6 11-12-2024 (Quarta-feira) 16:00 - 20:00 4:00 Presencial
7 08-01-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
8 13-01-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Presencial
9 15-01-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
Início: 16-10-2024
Fim: 13-01-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-127412/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Escola Básica Manuel Ferreira Patrício - Évora