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Internacionalização do Currículo turma T2(24-25)

Apresentação

A temática da internacionalização das Escolas, será o ponto de partida para promover a reflexão sobre o papel que a escola enfrenta na preparação dos jovens para os desafios da contemporaneidade. Urge ultrapassar a visão de matriz curricular nacional, caminhando no sentido de uma proposta pedagógica internacionalizada, que apresente novos caminhos e exponha alunos e professores a ambientes internacionais diversificados, que os capacite para trabalharem em qualquer parte do mundo em paridade com colegas de outras nacionalidades. Pretende-se sensibilizar para o papel do professor como agente promotor e facilitador desta abertura da escola ao mundo, promovendo, nos alunos, uma visão unificada e unificadora do mundo.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

a. Promover, nas Escolas, uma dimensão europeia; b. Sensibilizar para a necessidade de elaboração de um Plano de Desenvolvimento Europeu de Escola; c. Criar oportunidades para o desenvolvimento de projetos de mobilidade do pessoal docente, não docente e discente; d. Desenvolver a consciência europeia de educação; e. Estimular à elaboração anual de candidaturas ao projeto Erasmus+ (KA1 e KA2); f. Promover a mobilidade, permitindo a criação de oportunidades, para a melhoria das competências profissionais e adoção de boas práticas; g. Combate ao insucesso e melhoria das médias de qualidade dos aluno;

Conteúdos

1-Apresentação dos formandos 2-Levantamento de expetativas; 3- Priorização de Áreas de Interesse dos participantes e discussão (Política de Escola; Tarefas de um Coordenador Internacional; Projetos Internacionais; internacionalização do currículo, comunicação internacional, avaliação e controlo de qualidade) 4- Apresentação das experiências de Internacionalização dos formandos; 5- O que significa Internacionalização? 6- A importância de desenvolver um plano de internacionalização de escola; 7- Objetivos da Internacionalização; 8- Como desenhar um Plano de Internacionalização 9- Perfil e competências de um Coordenador Internacional; 10- Preparação do esboço de um projeto internacional; 11- Exemplos de Programas de mobilidades durante uma semana (Professores e alunos); 12- Gestão e Consciencialização das diferenças culturais entre povos (Cultural Iceberg); 13- Globi Intercultural Navigator Game; 14- Competências chave para o desenvolvimento de um Projeto Internacional; (antes, durante e depois da mobilidade); 15- Exemplos de Cross-Curricular Activity, envolvendo várias disciplinas; 16- Workshop- Vídeos nos Projetos Internacionais; 17- Planificação de um Projeto de Mobilidade de Professores e alunos durante uma semana; 18- Planificação de um Projeto para uma semana de acolhimento de Professores e alunos em Portugal; 19- Apresentação dos Projetos e discussão

Metodologias

A ação desenvolver-se-á em modalidade de e-learning, com 25 horas síncronas à distância, usando a plataforma da escola ou do centro de formação e ferramentas de videoconferência. As atividades físicas serão implementadas individualmente, na área de residência de cada formando, sendo depois aplicadas as várias ferramentas e estratégias digitais ensinadas para visionar, aferir qualidade e quantificar os resultados obtidos por cada um.

Avaliação

Para que o trabalho possa ser avaliado, os/as formandos/as terão de cumprir, como assiduidade, um mínimo de dois terços do tempo previsto para as sessões presenciais, não sendo, no entanto, considerada como parâmetro da avaliação. Os formandos terão de apresentar um trabalho individual, sob forma escrita, com respetiva apresentação presencial, sobre uma Planificação de uma Mobilidade de Professores e alunos durante uma semana e respetivo acolhimento. Deste trabalho resultará uma avaliação que será ponderada com a avaliação regular realizada ao longo das sessões e resultante dos parâmetros avaliativos: participação, intervenção, interesse: (70% trabalho final +30% avaliação regular). Nos termos dos números 5 e 6 do artigo 4.º do mesmo Despacho, a avaliação a atribuir aos/às formandos/as será expressa numa classificação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, tendo como referente as seguintes menções: - Excelente — de 9 a 10 valores; 9 - Muito Bom — de 8 a 8,9 valores; - Bom — de 6,5 a 7,9 valores; - Regular — de 5 a 6,4 valores; - Insuficiente — de 1 a 4,9 valores. Fundamentação da adequação dos formadores propostos

Bibliografia

https://www.spps.org/cms/lib/MN01910242/Centricity/Domain/125/iceberg_model_3.pdfhttp://visao.sapo.pt/exame/2013-04-26-Internacionalizacao-A-ambicao-das-escolas-portuguesashttps://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/economistas/detalhe/portugal-um-sucesso-na-internacionalizacao-doensinoTeixeira, Henrique Diz e Sebastião (2015), Estratégias de Internacionalização, Publisher TeamMaçães, Manuel Alberto Ramos (2017), Estratégias e Processos de Internacionalização, Atual, volume 6 27/02/2020 CCPFC - Gestão de Processos

Formador

Emília Cristina Mamede Isaías

Ana Cristina Amaral Pedra Massano

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 14-10-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
2 16-10-2024 (Quarta-feira) 14:00 - 20:00 6:00 Online assíncrona
3 21-10-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
4 23-10-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
5 24-10-2024 (Quinta-feira) 14:00 - 20:00 6:00 Online assíncrona
6 04-11-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
7 06-11-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
8 11-11-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
Início: 14-10-2024
Fim: 30-10-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-123139/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: None