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Valorização e Divulgação do património geológico da região de Montemor-o-Novo (rochas plutónicas e metamórficas) turma T1(24-25)

Apresentação

O legado geológico da região de Montemor-o-Novo, que abrange um extenso período da História da Terra, é marcado pela existência de migmatitos. Estas rochas metamórficas, formadas em condições de fusão parcial, estão associadas a diferentes rochas graníticas e gabro-dioríticas. Nos últimos anos, o conhecimento científico tem evoluído significativamente e, por isso, deve ser usado para valorizar e divulgar o património geológico desta região do Alentejo. Com base nos avanços científicos alcançados pelos responsáveis desta oficina de formação, é agora possível criar materiais didáticos com informação atualizada sobre a geologia da região de Montemor-o-Novo. Estas ferramentas são fundamentais para atualizar os conhecimentos dos docentes do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, que desta forma encontraram apoio pedagógico e científico para melhor enriquecer as ações formativas de que são responsáveis, no âmbito dos programas dos diferentes níveis de escolaridade.

Destinatários

Professores dos grupos 230 e 520

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 230 e 520. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 230 e 520.

Objetivos

Reorganização do material didático (coleções de rochas) existente no Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo; Preparação e realização de atividades cientifico-pedagógicas com amostras de mão de rochas plutónicas e metamórficas da região de Montemor-o-Novo; Planeamento e realização de saídas de campo para observação de rochas plutónicas e metamórficas no Rio Almansor (Geossítio); Preparação de novos materiais didáticos para atividades letivas teóricas e teórico-práticas; Fomentar atividades no exterior da Escola baseadas na observação direta de rochas no campo (afloramentos); Criar novas metodologias de estudo de rochas no campo, em amostra de mão e lâmina delgada (imagens digitais adquiridas ao microscópio petrográfico);

Conteúdos

Parte I- Trabalho laboratorial com observação e descrição de rochas em amostra de mão e em lâmina delgada em suporte digital, de diferentes tipos de: - Rochas plutónicas (graníticas e gabro-dioríticas); - Rochas metamórficas (quartzitos, anfibolitos, micaxistos, gnaisses e migmatitos); O objetivo é organizar as coleções de rochas já existentes nas Escolas; Parte II- Atualização de conhecimentos científicos sobre: - Tipos de ambientes tectónicos em que se formam as rochas plutónicas e migmatitos em resultado dos processos geológicos que se desenvolveram na crosta e no manto; - O legado geológico da região de Montemor-o-Novo; Parte III- Trabalho de campo para: - Atualizar conhecimentos sobre as técnicas de cartografia geológica; - Desenvolver competências, na identificação de diferentes tipos de rochas plutónicas e metamórficas em afloramentos da região de Montemor-o-Novo, tendo em consideração os diferentes tipos de relação descritas durante as sessões de trabalho de campo.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado pelos formandos.

Bibliografia

Castro Dorado, A. (2015) – Petrografía de Rocas Ígneas y Metamórficas. Ediciones Paraninfo, SA, ISBN: 978-84-283-3516-4, 260 pp.Coe, A. L., Argyles, T., Rothery, D., Spicer, R., (2010) – Geological Field Techniques. Wiley Blackwell; ISBN: 1444330624; 336 pp.MacKenzie, W.S., Donaldson, C.H., Guilford, C., (1982) – Atlas of igneous rocks and their textures. Longman Scientific & Technical, ISBN: 0-470-27339-9, 148 pp.Pereira, M.F. (2022) – As rochas metamórficas e plutónicas do Rio Almansor: um património geológico a preservar. Imprensa da Universidade de Évora, Aula Aberta, Cadernos Pedagógicos, ISBN: 978-972-778-293-2, 42 pp.Sawyer, E.W. (2008) – Atlas of Migmatites. NRC Research Press, ISBN: 978-0-660-19787-6, 371 pp.

Formador

Manuel Francisco Colaço de Castro Pereira

Cristina Maria Pinto Gama de Castro Pereira

Ícaro Fróis Dias da Silva

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 23-10-2024 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
2 26-10-2024 (Sábado) 09:00 - 18:00 9:00 Presencial
3 02-11-2024 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
4 13-11-2024 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
5 27-11-2024 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
6 04-12-2024 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
Início: 23-10-2024
Fim: 04-12-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-127190/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Escola Secundária de Montemor-o-Novo