Didática da Gramática: uma abordagem pela descoberta turma 43T2
Apresentação
Segundo um Parecer da Associação de Professores de Português (APP), datado de 12 de março de 2024, constante na página da referida Associação, As ações que a DGE está a desenhar, e que vão estar acreditadas e creditadas pelo conselho científico- pedagógico da formação contínua (CCPFC), consideram prioritária, entre outras, a formação científica e pedagógica no âmbito das diversas disciplinas dos ensinos básico e secundário. Assim sendo, e na sequência de um levantamento de dados/necessidades que foi realizado pela APP em articulação com a DGE, foram definidas, num primeiro momento, as áreas prioritárias de formação, tendo por base as dificuldades e os problemas que os alunos têm revelado, de forma persistente, nos últimos anos, e que se manifestam, no caso do Português, bem presentes (também) nos resultados da avaliação externa (exames nacionais, provas de final de ciclo, provas de aferição), no que diz respeito à Leitura e não só. Diversos estudos nacionais apontam também para dificuldades acrescidas dos alunos portugueses em matéria não só de Leitura como também noutros Domínios, como a Gramática. Por conseguinte, é urgente e necessário o foco no Ensino e na Aprendizagem da Gramática, enquanto domínio curricular de diálogo entre a frase e o texto, e prática de mobilização do conhecimento explícito da língua no desenvolvimento das competências de Leitura, Escrita e Oralidade. As áreas prioritárias de formação devem privilegiar competências mais complexas e níveis cognitivos de desempenho mais elevados, que, por sua vez, estão previstos nos atuais documentos de referência curricular, nomeadamente no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) e nas Aprendizagens Esenciais de Português (AE).
Destinatários
Professores de grupos de recrutamento 200, 210, 220 e 300
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de grupos de recrutamento 200, 210, 220 e 300. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de grupos de recrutamento 200, 210, 220 e 300.
Objetivos
Com esta oficina pretende-se provocar mudanças nas práticas de Ensino da Gramática, desenvolvendo nos Formandos conhecimentos e capacidades que promovam um Ensino da Gramática que envolva não só uma reflexão sobre sons, palavras e frases, mas também sobre problemas do sentido, da construção textual e da utilização social da língua. (Brito 1997, p. 58). Assim, os objetivos a atingir são os seguintes: - Valorizar a experiência profissional do professor, como ponto de partida para a atualização e o aprofundamento sistemáticos, com recurso a instrumentos que habilitem os docentes a dar resposta em contextos de trabalho em mudança; - Promover o ensino da Gramática como atividade de reflexão metalinguística baseada na aprendizagem pela descoberta; - Reconfigurar a Gramática como objeto de aprendizagem na perspetiva descritiva da língua vs perspetiva normativa da língua; - Conceber e dinamizar verdadeiras Oficinas de Gramática, utilizando estratégias que impliquem linhas de atuação pedagógico-didática flexíveis e facilmente adaptáveis aos alunos concretos das nossas escolas e que sejam apropriadas às finalidades educativas a almejar.
Conteúdos
- Frase simples e frase complexa: identificação de constituintes da frase e suas funções sintáticas; - Processos de Coordenação sindética e assindética; - Coordenação e Subordinação: dependência sintática e mobilidade das orações; regularidades vs exceções; - Divisão e classificação de orações: orações Coordenadas: copulativas, adversativas, disjuntivas, explicativas e conclusivas; orações Subordinadas (adjetivas relativas; adverbiais (causais, temporais, consecutivas, comparativas, concessivas, finais, condicionais ) e substantivas (relativas e completivas)); - Conjunções e locuções conjuncionais coordenativas e subordinativas; pronomes relativos e palavras relativas; advérbios conectivos e locuções adverbiais conectivas.
Avaliação
De acordo com o RJFCP Decreto-Lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro - e nos termos dos nºs 5 e 6, do artigo 4.º do Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio, e ainda dos Critérios de Avaliação definidos e aprovados em reunião da Comissão Pedagógica do Centro de Formação Beatriz Serpa Branco, em Évora, valorizando-se uma lógica formativa e de acompanhamento. Assim, a avaliação dos formandos terá incidência: (1) Na participação e no trabalho contínuo realizado ao longo das sessões presenciais; (2) Na componente de trabalho individual, tendo em conta a qualidade dos trabalhos e materiais produzidos e apresentados em plenário.
Bibliografia
Bechara, E. (2003). Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna.Brito, A. M. (1997). Retomar e reinventar o ensino da gramática da língua materna. Atas do 2.º Encontro de Professores de Português A língua mãe e a paixão de aprender Homenagem a Eugénio de Andrade. Porto: Areal Editores, 5364.Brito, A. M. (2011). Subordinação frásica: da investigação ao ensino. In: I. M. Duarte & O. M. Figueiredo, Português, língua e ensino. Porto: Universidade do Porto, 141-172.Brito, A. M. & Lopes, H. C. (2001). Da linguística ao ensino da gramática: para uma reflexão sobre a coordenação e a subordinação. In: F. I. Fonseca, I. M. Duarte & O. Figueiredo (Org.), A Linguística na formação do professor de Português. Porto: Centro de Linguística da Universidade do Porto, 49-64.Brito, A. M., Morgado, C. & Oliveira, M. do C. (2019). A reflexão gramatical na aula de língua materna: porquê? Quando? Como?. In: A. Leal, F. Oliveira, F. Silva, I. M. Duarte, J. Veloso, P. Silvano e S. V. Rodrigues, A linguística na formação do professor: das teorias às práticas. Porto: Universidade do Porto. Faculdade de Letras, 47-60.
Formador
Helena Perdigão
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-01-2025 (Quarta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 15-01-2025 (Quarta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 22-01-2025 (Quarta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 29-01-2025 (Quarta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 05-02-2025 (Quarta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 12-02-2025 (Quarta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 19-02-2025 (Quarta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |
8 | 26-02-2025 (Quarta-feira) | 15:00 - 19:00 | 4:00 | Presencial |