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O Desenho Universal para a Aprendizagem como Modelo Potenciador da Escola Inclusiva turma T1(24-25)

Apresentação

O Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, regulamenta o regime da educação inclusiva, preconizando uma escola para todos. Um dos aspetos inovadores deste normativo prende-se com o Desenho Universal para a Aprendizagem, pretendendo-se com este modelo, assegurar o direito universal no acesso ao currículo. A escola em geral e a sala de aula em particular são o contexto privilegiado para a aquisição e desenvolvimento das competências plasmadas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória. Aos professores é exigido que saibam definir as medidas educativas e que minimizem ou eliminem as barreiras que condicionam a aprendizagem. Para que este desígnio seja cumprido é necessário dominar os normativos legais e estar munido de estratégias que permitam responder com eficácia à diversidade de alunos. Pensamos esta formação com o objetivo de capacitar os técnicos não docentes com um leque de conhecimentos científicos, recursos metodológicos/pedagógicos e estratégias de intervenção capazes

Destinatários

Pessoal não docente;

Objetivos

• Refletir sobre práticas e contribuir para a mudança ao nível dos procedimentos pedagógicos relativos ao desenvolvimento do currículo;• Construir um quadro teórico e conceptual de referência à volta do tema, nomeadamente as características do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), enquanto ferramenta facilitadora em termos de acesso, remoção de barreiras, participação e sucesso – princípios da escola inclusiva;• Compreender a necessidade de adequação de estratégias de aprendizagem em sala de aula, fomentando uma abordagem inclusiva do currículo para todos os alunos, com o recurso aos princípios do DUA;• (Re)pensar cenários de aprendizagem, recorrendo a um conjunto de suportes em prol do sucesso escolar de todos os alunos;• Conhecer e aplicar o DUA enquanto ambiente inovador e inclusivo, articulando uma variedade de estratégias flexíveis e facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem;• Promover o debate e a partilha entre os diversos participantes, incluindo dos materiais

Conteúdos

• Políticas e práticas inclusivas: implicações na sala de aula:o Contextualização da flexibilidade curricular na sala de aula;o Enquadramento no novo paradigma da inclusão e a relação com o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA)o DUA: currículo planeado para todos assente em objetivos, métodos, avaliações e materiais flexíveis;o Instrumentosde apoio ao planeamento e às práticas inclusivas.• Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA):origem, conceitos e fundamentos. o Redes neuronais: redes estratégicas, de reconhecimento e afetivas;• Princípios do DUAe recursos de apoio:o A neurociência e os princípios do DUA:(1) Proporcionar múltiplos meios de representação,(2) Proporcionar múltiplos meios de ação e expressão,(3) Proporcionar múltiplos meios de envolvimento;• Construção de materiais inclusivos de suporte à abordagem curricular DUA para todos os alunos;• Apresentação e partilha de materiais.

Metodologias

Participação - 50% e trabalhos 50%

Avaliação

Quantitativa

Bibliografia

DGE. (2018). Para uma Educação Inclusiva - Manual de Apoio à PráticaNunes, Clarisse & Madureira, Isabel. (2015). Desenho universal para a aprendizagem: construindo práticas pedagógicas inclusivas. Da Investigação às Práticas. Vol. 5, n.2: pp. 126 - 143.Santos, Leonor. (2009). Diferenciação Pedagógica: Um desafio a enfrentar. Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, DIFMAT, Projeto Área.Sanches &Teodoro (2006). Da Integração à Inclusão Escolar, Perspectivas e Conceitos, Revista Lusófona de Educação. 8, 67.Lemos, Valter (2013). Políticas Públicas de Educação: Equidade e Sucesso Escolar, Revista Sociologia, Problemas e Práticas, n.º 73, pp. 151-169.

Formador

Ana Catarina Brites Rosa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 16-10-2024 (Quarta-feira) 17:20 - 18:20 1:00 Presencial
2 23-10-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Presencial
3 30-10-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Presencial
4 06-11-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Presencial
5 13-11-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Presencial
6 20-11-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Presencial
7 27-11-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Presencial
Início: 16-10-2024
Fim: 27-11-2024
Acreditação: DGAE/1320/2024
Modalidade: Curso
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: None