Gestão Positiva dos Conflitos turma T1 PND(24-25)

Apresentação

: Esta ação de formação surge de um levantamento de necessidades efetuado junto das Escolas e Agrupamentos de Escolas pertencentes ao CAF. A temática da prevenção e resolução de conflitos em espaço escolar foi referenciada como indispensável para melhorar o ambiente escolar, bem como as condições de atuação dos Assistentes Operacionais. A Escola é palco de uma enorme diversidade de conflitos, sobretudo ao nível do relacionamento pessoal, uma vez que neste espaço convivem pessoas de diferentes idades, origens, sexos, etnias e condições socioeconómicas e sociais. Todos os elementos da comunidade educativa, e sobretudo os que de mais perto lidam com esta heterogeneidade, (designadamente os Assistentes Operacionais) devem estar preparados para enfrentar as tensões próprias da convivência escolar.

Destinatários

Pessoal não docente;

Objetivos

 Entender o conceito de conflito e identificar tipos de conflitos, Abordar a importância da comunicação como fator determinante na prevenção de conflitos; Definir estratégias para a gestão positiva dos conflitos. Refletir sobre a necessidade de lidar de forma positiva com o conflito, com enfoque numa comunicação empática e assertiva e tendo em vista o estabelecimento de relações interpessoais mais saudáveis e bem-sucedidas.

Conteúdos

O que é o conflito?; Tipos, causas e consequências dos conflitos; Conflitos e a comunicação:- o papel da comunicação;- barreiras da comunicação;- estilos de comunicação/comportamentais;- comunicação assertiva e a escuta ativa. Estratégias de resolução de conflitos:- mediação de conflitos;- diálogo e prática restaurativa dos conflitos; Casos práticos

Avaliação

Qualitativa e Quantitativa

Bibliografia

 ACIDI (2014). Diálogos e Meditação de Conflitos nas Escolas - Guia Prático para educadores. Brasília: Conselho Nacional do Ministério Publico; Assis, A & Straub, A (2016). Gestão de conflitos: a oportunidade de aprendizagem através da exploração de divergências. Curutiba; Brandão, I (2012). Mediação de Conflitos em Contexto Escolar. Universidade do Minho. Ferraz, F. L. (2012). A formação em mediação de conflitos no desenvolvimento profissional dos assistentes operacionais em escola pública. Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação, Especialização em Supervisão em Educação;

Formador

Patricia Susana dos Santos Ventura Marques Bom

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 06-09-2024 (Sexta-feira) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
2 06-09-2024 (Sexta-feira) 14:00 - 16:30 2:30 Presencial
Início: 06-09-2024
Fim: 06-09-2024
Acreditação: DGAE/1380/2024
Modalidade: Jornada
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Escola Secundária de Viana do Alentejo