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Saúde Mental Infantil turma 60T1

Apresentação

Em função do plano de atividades: A ação é proposta com base na necessidade de formação/ atualização dos destinatários numa área que se relaciona com o desempenho das suas funções em resposta aos desafios que são diariamente colocados pelas crianças e adolescentes em contexto escolar, atendendo ao número crescente de problemáticas deste grupo alvo, com repercussões na sua forma de estar. Em função dos destinatários: Atendendo às funções desempenhadas pelos destinatários considera-se de valorizar o conhecimento que os mesmos possam adquirir acerca das diferentes problemáticas suscetíveis de vigorar tendo como origem questões relacionadas com a saúde mental das crianças e adolescentes.

Destinatários

Pessoal não docente;

Objetivos

Dotar os participantes de conhecimentos e ferramentas úteis ao desempenho das suas funções junto do público alvo, nomeadamente:• Identificar os conceitos básicos de saúde mental infantil;• Desenvolver ações adequadas à promoção da saúde mental infantil

Conteúdos

A. Fundamentos de saúde mental 1. Definição 2. Conceitos básicos de saúde mental B. Perspectivas preventivas em saúde Mental 1. Normal e patológico 2. Modelo preventivo – fatores de equilíbrio e de risco 3. Crises de desenvolvimento e crises acidentais C. Saúde mental na família 1. Criança e família 2. Importância da abordagem familiar 3. Objetivos da perspetiva familiar D. Criança vulnerável e em risco 1. Desenvolvimento e vulnerabilidade 2. Algumas situações de risco a) Carência afetiva materna b) Criança prematura c) Criança hospitalizada d) Criança de família desmembrada e) Síndroma da criança negligenciada e batida f) Criança psicossomática

Avaliação

Qualitativa e quantitativa

Modelo

Ponderação participação: 50 Ponderação assiduidade: 10 Ponderação testes/trabalhos escritos: 40

Bibliografia

AJURIAGUERRA, J. e Daniel Marcelli (1991), Manual de Psicopatologia Infantil, Porto Alegre, Editora Artes médicasALMEIDA, JMC e col. (2010), Estudo Nacional de Saúde Mental, The World Mental Health Survey Iniciative, LisboaCORDEIRO, J. Dias (1987), A Saúde Mental e a Vida, Lisboa, edições SalamandraGOMES, José Carlos (2008), Construir uma boa saúde mental: orientações baseadas no conhecimento existente (documento traduzido)MIGUEL, luis Silva e Armando Sá (2010), Cuidados de saúde primários em 2011-2016: reforçar, expandir, Contribuição para o Plano Nacional de Saúde 2011-2016, Coordenação Nacional para a Saúde Mental, LisboaREDONDEIRO, Maria Emília (2003), Dissertação do mestrado em sociologia da infância sobre O Quotidiano Hospitalar da Criança – constrangimentos e possibilidades de desenvolvimento, Braga, Universidade do MinhoSTOPPARD, Mirriam (2002), Os primeiros anos do seu filho, Lisboa, Civilização Editoradicionariodesindromes.blogspot.pt/2010/05/síndrome-da-criança-maltra

Formador

Cristina Isabel Montes de Mira Santos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 18-12-2024 (Quarta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 18-12-2024 (Quarta-feira) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
3 19-12-2024 (Quinta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
4 19-12-2024 (Quinta-feira) 14:00 - 18:30 4:30 Presencial
5 20-12-2024 (Sexta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
6 20-12-2024 (Sexta-feira) 14:00 - 18:30 4:30 Presencial
Início: 18-12-2024
Fim: 20-12-2024
Acreditação: DGAE/1110/2024
Modalidade: Curso
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária André de Gouveia