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A intervenção pedagógica do pessoal não docente na escola inclusiva: novos caminhos, novos desafios turma 59T1

Apresentação

Em função do plano de atividades: A necessidade de melhorar o papel do pessoal não docente em relação ao acompanhamento de crianças e jovens com necessidades específicas no conceito de Escola Inclusiva, bem como, sensibilizar para a importância de se adotarem procedimentos adequados às necessidades de cada problemática. Em função dos destinatários: O conceito de escola inclusiva através da publicação no novo Decreto -Lei n.º 54/2018, colocou novos desafios a toda a comunidade escolar envolver. Por isso, nos Jardins de Infância e nas escolas do Ensino Básico e Secundário, o papel de enquadramento de apoio às crianças e jovens por parte dos assistentes operacionais e técnicos em contexto escolar não letivo, justifica Esta ação destinada aos assistentes operacionais/técnicos, dotando os formandos de competências essenciais para a implementação de estratégias adequadas casos de alunos com necessidades específicas. A escolha duma ética do afeto e da relação resulta sempre em trocas cognitivas e afetivas em toda a comunidade educativa. Com o programa previsto, pretende-se discutir a génese das diferentes problemáticas e a sua compreensão global.

Destinatários

Pessoal não docente;

Objetivos

(i) Conhecer a nova legislação sobre a escola inclusiva, Decreto-Lei n.º 54/2028, de 6 de julho;(ii) Incentivar a mudança do novo paradigma educativo à luz da legislação em vigor;(iii) Melhorar a resposta do pessoal não docente, em relação ao acompanhamento e enquadramento das crianças e jovens com necessidades específicas em contexto escolar; (iv) Aprofundar as competências específicas do pessoal não docente, no quadro do seu desempenho profissional, face às crianças e jovens com necessidades específicas no contexto da escola inclusiva;(v) Facultar noções teórico-práticas que permitam a interação com crianças/jovens com necessidades específicas; (vi) Possibilitar o conhecimento e as competências práticas; (vii) Reforçar o caráter inclusivo dos diferentes contextos escolares - Jardins de Infância, Escolas Básicas e Secundárias.(viii) Desenvolver espaços de reflexão, espírito crítico e de colaboração partindo das necessidades dos formandos;

Conteúdos

: (i) Apresentação da ação (1 hora) - Teórica; (ii) O papel dos assistentes operacionais no contexto escolar e importância da formação (3 horas ) - Teórica; (iii) A deficiência no contexto escolar (3 horas) - Teórica; (iv) A caraterização e problemáticas das necessidades específicas (8 horas) - Teórica; (v) Educação inclusiva e articulação entre intervenientes no processo educativo (2 horas) - Teórica; (vi) Estratégias de apoio e intervenção com alunos com necessidades específicas - Competências de intervenção prática (7 horas) - Prática;(vii) Avaliação- (1 hora).

Avaliação

Avaliação quantitativa e qualitativa

Bibliografia

Almeida, L , Mota, C., Monteiro, E. (2001). O Auxiliar da Acção Educativa no contexto de uma Escola em Mudança. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional. Ministério da Educação.Correia, L.M. (2008). A Escola Contemporânea e a Inclusão de alunos com NEE – Considerações para uma educação com sucesso. Porto. Porto Editora.Lopes, A. Barrosa. L. (2008). A comunidade educativa e a gestão escolar: um contributo da gestão estratégica de recursos humanos. Mangualde, Portugal: Edições Pedago.Magalhães, A. Stoer, S. (2002). A escola para todos e a excelência académica. S.Paulo: Cortez Editora.Neves, D. (2016). O papel do assistente opercaional na construção da escola inclusiva - um contributo para o esboço do seu perfil. Coimbra. Tese de Mestrado. Escola Superior de Educação de Coimbra.Ribeiro, C. (2012). Auxiliares de Ação Educativa nas IPSS, Competências e Desempenho. Porto. ESEPF.Rodrigues, D. (1990) A Educação Especial em Portugal: percursos e perspectivas.

Formador

Ana Isabel Marques Fragoso Casadinho

Hugo Carvalho de Almeida

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 18-12-2024 (Quarta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 18-12-2024 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
3 19-12-2024 (Quinta-feira) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial
4 20-12-2024 (Sexta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
5 20-12-2024 (Sexta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
6 03-01-2025 (Sexta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
7 03-01-2025 (Sexta-feira) 14:30 - 18:30 4:00 Presencial
Início: 18-12-2024
Fim: 03-01-2025
Acreditação: DGAE/1109/2024
Modalidade: Curso
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária de Montemor-o-Novo