
Pintar a música - Artes visuais e expressão musical turma 40T1
Apresentação
A ação de formação proposta assenta na premissa de que o currículo deve ser holístico colocando as disciplinas das diversas áreas nomesmo patamar. Sendo a música e as artes visuais autênticas linguagens de expressão e parte integrante da formação global da criança, são sem dúvida fatores importantes na formação integral. Elas exigem a participação de todo o ser, no plano dinâmico, sensorial, afetivo, técnico, criativo, mental e social, promovendo o desenvolvimento e harmonização de todas as faculdades. Acreditando na educação inclusiva através das artes, a formação proposta pode contrariar os principais preditores de insucesso, adotando soluções adequadas aos contextos e às necessidades específicas dos diferentes alunos. Nomeadamente através da manipulação de instrumentos alternativos para criação de ambientes sonoros, de pintura em grandes formatos e manipulação de objetos plásticos, entre outros. Assim, pretendemos dotar os docentes de conhecimento técnico, científico, teórico e prático para que saibam responder às necessidades de uma educação artística, nas áreas da música e artes visuais, atualizada, inovadora humanística e crítica enriquecendo o seu trabalho em sala de aula. A formação decorre num ambiente de exploração e experimentação, percorrendo várias fases de trabalho e caminhos que resultarão em apresentações finais conseguidas com o contributo individual num trabalho final de grupo. A conjugação das duas áreas promove a participação inclusiva das aprendizagens significativas, conduzindo à expressão livre e ao sucesso através da arte.
Destinatários
Professores de grupos de recrutamento 240, 250, 600 e 610
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de grupos de recrutamento 240, 250, 600 e 610. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de grupos de recrutamento 240, 250, 600 e 610.
Objetivos
- Conhecer e dominar técnicas básicas de interpretação musical (vocal e instrumental); - Aprofundar o conhecimento sobre as orientações curriculares para a expressão e educação musical; - Identificar, em peças musicais, os parâmetros musicais: timbre, altura, dinâmica, ritmo e forma; - Explorar/criar ritmos corporais e com instrumentos de percussão; - Utilizar várias formas de representação sonora/musical. - Desenvolver metodologias de trabalho que integrem as 3 dimensões essenciais para o desenvolvimento do pensamento sobre os universos visuais- fruição, contemplação, interpretação, reflexão, experimentação e criação; - Aplicar a linguagem elementar das artes visuais para identificar e analisar, utilizando vocabulário específico e adequado aos contextos, meios e técnicas em narrativas visuais e na criação plástica; - Experimentar diferentes materiais e técnicas aplicando os a diferentes universos visuais e situações plásticas - Desenvolver estratégias de comunicação e trabalho de equipa na resolução de problemas e na interligação das áreas musical e visual;
Conteúdos
Importância da música para o desenvolvimento global dos indivíduos-2h o Música enquanto forma de conhecimento o Consciência sonora, rítmica e estética o Possibilidades expressivas o Vivências e experiência musicais Dimensões da educação artística-2h o Fruição/Contemplação Desenvolvimento das capacidades de perceção, compreensão e reflexão dos diferentes universos musicais. o Interpretação/Reflexão - Execução de peças musicais, utilizando a voz, os instrumentos musicais ou o movimento corporal. o Experimentação/Criação - Experimentação, improvisação ou composição musical. Conceitos de Educação Musical-2h o Timbre, Dinâmica, Altura, Ritmo e Forma Géneros e estilos musicais-2h o Música das diferentes culturas o Estilos musicais: Clássico, Contemporâneo, Rock, Pop Atividades de expressão musical-2h o Organização e planeamento o Atividades de audição o Jogos de exploração sonora o Atividades de canto o Reprodução / interpretação de canções o Memorização de lengalengas o Jogos de movimento o Atividades/ Jogos rítmicos o Técnicas de utilização dos instrumentos musicais o Trabalho musical em grupo o Atividades de improvisação e criação Expressão dramática através da música-2h o Danças infantis o Jogos dramáticos o Mimica Elementos da Linguagem visual : 2h ponto, linha, superfície, plano , textura Sistemas e comunicação Cor :2,5h Simbologia da cor A cor no envolvimento Organização formal:2h Composição Forma/fundo Simetria/ Assimetria Ritmo Movimento Sombra própria e sombra projetada 2h Forma Luz Plano Matéria Materiais e Técnicas 3h Desenho Pintura Recorte ( positivo e negativo) Colagem Animação Análise crítica do trabalho produzido1,5h
Metodologias
As sessões ministradas serão teórico-práticas sendo apresentado um diversificado leque de técnicas e orientações para as atividades através da disponibilização de vários materiais de consulta. Haverá um tempo de reflexão e posterior exploração de conteúdos e exercícios propostos. Atendendo às dimensões da educação artística: - fruição/contemplação- desenvolvimento das capacidades de apreensão e interpretação dos universos visuais e sonoros. - interpretação/reflexão/apreciação estética e artística - a expressividade e a intencionalidade. - experimentação de conceitos com recurso a técnicas e materiais específicos. Quanto aos exercícios práticos pretende-se a criação de diversos tipos de trabalhos: interpretação e mímica de uma canção, ilustração dos seus elementos, exploração rítmica, construção de cenários através da projeção de imagens, pinturas ao vivo, resultando no trabalho final e apresentação do mesmo. Por fim, pretende-se a reflexão acerca da aplicabilidade das diferentes técnicas e conteúdos em contexto educativo.
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-Lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado pelos formandos.
Bibliografia
Dondis, D.A. (2011). La sintaxis de la imagem. Introducción al alfabeto visual. Barcelona: Editorial Gustavo Gili. Gardner, H. (1982). Art, Mind, and Brain: a cognitive approach to creativity. New York: Basic Books. TORRES, Rosa Maria; 1998; As Canções Tradicionais Portuguesas no Ensino da Música. Lisboa: Editorial Caminho. UNESCO (2006). Roteiro para a Educação Artística. Desenvolver as Capacidade Criativas para o Século XXI. Lisboa: Comissão Nacional daUNESCO. GIOCOMETTI, M. e LOPES-GRAÇA F. ;1981; Cancioneiro Popular Português. Lisboa: Círculo dos Leitores
Formador
Patrícia Stubner Honrado Lucas Antunes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 13-02-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Presencial |
2 | 18-02-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 20-02-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 25-02-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 27-02-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 10-03-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 12-03-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
8 | 17-03-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Presencial |