219

PRÁTICAS DE ORIENTAÇÃO MOTIVACIONAL E INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO turma 53T1

Apresentação

Existe no mundo das organizações uma competitividade global que proporciona uma mudança acelerada que, em muitos dos casos, não respeita os timings humanos para essa própria mudança. No entanto, é bastante frequente que algumas quebras de paradigma, durante a referida mudança acelerada, não integrem a valorização do melhor dos capitais em cada organização – O CAPITAL HUMANO. Com o Projeto de formação “PRÁTICAS DE ORIENTAÇÃO E INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO”, pretende preencher de modo inovador, uma lacuna no mundo educativo que passa por promover o desenvolvimento pessoal e profissional de cada interveniente, em paralelo com a excelência da sua performance didáctica.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Objetivos

1. Dotar os educadores de competências didáticas que conduzam os seus alunos a resultados de excelência. 2. Promover a inteligência emocional dos educadores no sentido de estimular nos seus alunos objectivos de superação. 3. Ajudar os educadores a procurar a “sua melhor versão” e a desenvolver uma didática no ensino que influencie e inspire positivamente a vida escolar dos seus alunos. 4. Inovar a didáctica dos educadores segundo o Perfil do Aluno para o século XXI. 5. Desenvolver o conhecimento do processo metacognitivo como ferramenta que influencia a excelência didática e os resultados escolares dos alunos.

Conteúdos

- Trabalhando o “meu EU”! Capacidade de observação e a importância do foco na minha didática e no resultado dos meus alunos. (2 horas) - Quebrar paradigmas da minha didáctica e no ensino rumo a resultados de excelência. (2 horas) - O perigo das zonas de conforto na atividade docente. (2 horas) - A importância e a eficácia da comunicação na minha didáctica. (2 horas) - Motivação, superação, encorajamento e inspiração…conceitos estruturantes de uma didática de excelência. (2 horas) - Eficácia, eficiência e excelência na educação e o reflexo na minha didáctica. (2 horas) - A minha didáctica segundo os desafios da educação para o século XXI. (2 horas) - Os desafios educativos como ferramentas que extraem o melhor do potencial humano. (4 horas) - Desenvolvimento do processo metacognitivo nos meus alunos. (2 horas) - Os encarregados de educação como parceiros na intervenção didática e na consolidação de resultados escolares de excelência. (1 horas) - Avaliação. (4 horas)

Metodologias

Todas as aulas assumem a tipologia teórica/prática, uma vez que em todos os conteúdos são apresentados exercícios simples que apelam a uma profunda reflexão

Avaliação

Avaliação Continua; - Participação e assiduidade dos formandos; - Refexão individual do formando; A avaliação dos formandos será feita de uma forma quantitativa, numa escala de 1 a 10 e tendo em conta o disposto na Circular CCPFC-3/2007, bem como o constante do Dec-Lei nº 15/2007, de 19 de janeiro, no que se refere ao sistema de avaliação e classificação dos docentes.

Bibliografia

Birkenbihl, Vera F.: A arte da comunicação. PergaminhoJohnson, S.: Quem mexeu no meu queijo. Gestão PlusRagel, A.: O que podemos aprender com os gansos – lições de cooperação, liderança e motivação. Casa das LetrasSantiago, A.: Qual é a sua melhor versão. Smartbook

Formador

Hélder Rosado Santos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 03-02-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
2 05-02-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
3 10-02-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
4 12-02-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
5 17-02-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
6 19-02-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
7 24-02-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Presencial
8 26-02-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Presencial
Início: 03-02-2025
Fim: 26-02-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-130423/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Évora, Escola Manuel Ferreira Patrício