
PRÁTICAS DE ORIENTAÇÃO MOTIVACIONAL E INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO turma 1
Apresentação
Existe no mundo das organizações uma competitividade global que proporciona uma mudança acelerada que, em muitos dos casos, não respeita os timings humanos para essa própria mudança. No entanto, é bastante frequente que algumas quebras de paradigma, durante a referida mudança acelerada, não integrem a valorização do melhor dos capitais em cada organização O CAPITAL HUMANO. Com o Projeto de formação PRÁTICAS DE ORIENTAÇÃO E INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO, pretende preencher de modo inovador, uma lacuna no mundo educativo que passa por promover o desenvolvimento pessoal e profissional de cada interveniente, em paralelo com a excelência da sua performance didáctica.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
Objetivos
1. Dotar os educadores de competências didáticas que conduzam os seus alunos a resultados de excelência. 2. Promover a inteligência emocional dos educadores no sentido de estimular nos seus alunos objectivos de superação. 3. Ajudar os educadores a procurar a sua melhor versão e a desenvolver uma didática no ensino que influencie e inspire positivamente a vida escolar dos seus alunos. 4. Inovar a didáctica dos educadores segundo o Perfil do Aluno para o século XXI. 5. Desenvolver o conhecimento do processo metacognitivo como ferramenta que influencia a excelência didática e os resultados escolares dos alunos.
Conteúdos
- Trabalhando o meu EU! Capacidade de observação e a importância do foco na minha didática e no resultado dos meus alunos. (2 horas) - Quebrar paradigmas da minha didáctica e no ensino rumo a resultados de excelência. (2 horas) - O perigo das zonas de conforto na atividade docente. (2 horas) - A importância e a eficácia da comunicação na minha didáctica. (2 horas) - Motivação, superação, encorajamento e inspiração conceitos estruturantes de uma didática de excelência. (2 horas) - Eficácia, eficiência e excelência na educação e o reflexo na minha didáctica. (2 horas) - A minha didáctica segundo os desafios da educação para o século XXI. (2 horas) - Os desafios educativos como ferramentas que extraem o melhor do potencial humano. (4 horas) - Desenvolvimento do processo metacognitivo nos meus alunos. (2 horas) - Os encarregados de educação como parceiros na intervenção didática e na consolidação de resultados escolares de excelência. (1 horas) - Avaliação. (4 horas)
Metodologias
Todas as aulas assumem a tipologia teórica/prática, uma vez que em todos os conteúdos são apresentados exercícios simples que apelam a uma profunda reflexão
Avaliação
Avaliação Continua; - Participação e assiduidade dos formandos; - Refexão individual do formando; A avaliação dos formandos será feita de uma forma quantitativa, numa escala de 1 a 10 e tendo em conta o disposto na Circular CCPFC-3/2007, bem como o constante do Dec-Lei nº 15/2007, de 19 de janeiro, no que se refere ao sistema de avaliação e classificação dos docentes.
Bibliografia
Birkenbihl, Vera F.: A arte da comunicação. PergaminhoJohnson, S.: Quem mexeu no meu queijo. Gestão PlusRagel, A.: O que podemos aprender com os gansos lições de cooperação, liderança e motivação. Casa das LetrasSantiago, A.: Qual é a sua melhor versão. Smartbook
Formador
Hélder Rosado Santos
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 03-02-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 05-02-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 10-02-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 12-02-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 17-02-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 19-02-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 24-02-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Presencial |
8 | 26-02-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Presencial |