
AS BRINCADEIRAS DE LUTAS E DE PERSEGUIÇÃO NO JARDIM DE INFÂNCIA: CONTRIBUTOS PARA A APRENDIZAGEM SÓCIO-EMOCIONAL DA CRIANÇA turma T1(24-25)
Apresentação
O desenvolvimento sócio-emocional tem um enorme impacto na saúde e no bem-estar da criança. Não obstante existe ainda pouco conhecimento de como se pode potenciar a aprendizagem sócio-emocional no jardim de infância, sendo por isso fundamental aumentar a oferta formativa neste âmbito para que os/as educadores/as de infância consigam desenvolver práticas pedagógicas mais intencionais e integradoras desta área de intervenção. As brincadeiras de lutas e de perseguição são das brincadeiras mais controversas no jardim de infância. Embora a investigação demonstre o seu potencial em termos do desenvolvimento e da aprendizagem sócio-emocional, falta ainda disseminação deste conhecimento e desenvolvimento de competências que permitam aos/às educadores/as tirarem partido deste tipo de brincadeira para promoverem o desenvolvimento das crianças.
Destinatários
Educadores de Infância
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância.
Objetivos
OBJETIVO GERAL: Transferir os conhecimentos e as práticas desenvolvidos no âmbito do Projeto RIGHT PLAY, desenvolvido pela Universidade de Évora, potenciando a transformação e a inovação das práticas pedagógicas na Educação pré-escolar, com vista à promoção do desenvolvimento sócio-emocional das crianças. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Pretende-se que o/a educador/a de infância: - Aprofunde e complemente os seus conhecimentos sobre o desenvolvimento das competências sócio-emocionais das crianças em idade pré-escolar; - Aprofunde e complemente os seus conhecimentos sobre as brincadeiras de lutas e de perseguição na idade pré-escolar; - Compreenda o contributo das brincadeiras de lutas e perseguição para o desenvolvimento e aprendizagem da criança; - Compreenda a importância da observação do comportamento lúdico da criança e desenvolva as suas competências de observação e compreensão do comportamento; - Domine competências de preparação e intervenção pedagógica no jardim de infância que promovam as competências sócio-emocionais das crianças, centradas nas brincadeiras de lutas e perseguição.
Conteúdos
1. O desenvolvimento sócio-emocional na idade pré-escolar a. Competências sócio-emocionais e socialização emocional c. A aprendizagem incidental das competências sócio-emocionais d. A importância do brincar para o desenvolvimento sócio-emocional 2. O papel das brincadeiras de lutas e perseguição no desenvolvimento da criança em idade pré-escolar a. Brincadeiras de lutas e perseguição: forma e função b. As brincadeiras de lutas e perseguição na idade pré-escolar: contributos para o desenvolvimento das crianças c. Os mitos sobre as brincadeiras de lutas e perseguição no jardim de infância 3. Brincar às lutas no jardim de infância para evitar a violência a. Agressividade, agressão e violência b. Corpo e agressividade c. Agressividade e expressão na infância d. Do agir ao simbolizar 4. O corpo-a-corpo nas brincadeiras de lutas e perseguição: o papel do/a educador na facilitação da brincadeira a. O corpo na relação com o outro b. A empatia tónica e afetiva no jardim de infância c. O educador como brinconauta/especialista no brincar d. O educador que acolhe e transforma a agressividade da criança 5. A observação e a supervisão do comportamento lúdico no jardim de infância (3 horas) a. Como observar o comportamento lúdico da criança b. A distinção, pela observação, entre as brincadeiras de lutas e as lutas a sério c. A supervisão do comportamento lúdico no espaço exterior 6. O programa Right Play: preparação e intervenção pedagógica no jardim de infância centrada nas brincadeiras de lutas e perseguição a. O Programa Right Play: princípios b. Estrutura do Programa c. A importância do espaço para facilitar o programa d. A importância da mediação do/a educador/a para facilitar o programa
Metodologias
A ação de formação suporta-se em aulas teórico-práticas presenciais. O desenvolvimento sócio-emocional na idade pré-escolar (3 horas teórico-práticas) O papel das brincadeiras de lutas e perseguição no desenvolvimento da criança em idade pré-escolar (3 horas teórico-práticas) Brincar às lutas no jardim de infância para evitar a violência (3 horas teórico-práticas) O corpo-a-corpo nas brincadeiras de lutas e perseguição: o papel do/a educador na facilitação da brincadeira (3 horas teórico-práticas) A observação e a supervisão do comportamento lúdico no jardim de infância (3 horas teórico-práticas) O programa Right Play: preparação e intervenção pedagógica no jardim de infância centrada nas brincadeiras de lutas e perseguição (6 horas teórico-práticas) Realização, apresentação e discussão de trabalho- avaliação da formação (4 horas de seminário).
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-Lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado pelos formandos.
Bibliografia
Barbosa, R., Pereira, B., Mello, A. (2018). Revisão sistemática sobre brincadeiras de luta na educação pré-escolar: evidências, potencialidades e lacunas. Egitânia Sciencia.Marques, A. R. (2010). Jogo de luta ou a sério? Como distinguir para decidir?. Cadernos de Educação para a Infância, 90.Neto, C. (2020). Libertem as crianças a urgência de brincar e ser ativo. Contraponto Editores.Veiga, G. (2017). Jogo de luta e perseguição um contexto para a socialização da agressividade? Egitânia Sciencia, 20(1).
Formador
Guida Filipa Veiga Moutinho
Clarinda de Jesus Banha Pomar
Maria da Graça Duarte da Silva Santos
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 17-02-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 19-02-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 24-02-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 26-02-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
5 | 10-03-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
6 | 12-03-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
7 | 17-03-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
8 | 19-03-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
9 | 31-03-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |