
Inovação Pedagógica em TIC: Desafios e soluções contemporâneas turma 31T1
Apresentação
A rápida evolução tecnológica impõe desafios sem precedentes ao setor educativo, exigindo uma resposta imediata e estratégica que alinhe competências tecnológicas avançadas com uma sólida compreensão dos princípios de segurança digital e do impacto da IA no processo educativo. Esta necessidade de adaptação e inovação pedagógica constitui a base desta formação para docentes do grupo de recrutamento 550 visando não apenas corresponder às exigências contemporâneas do ensino, mas também antever as necessidades educativas futuras. Ao capacitar os docentes com um leque abrangente de ferramentas tecnológicas e metodologias pedagógicas inovadoras, pretende-se melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Este curso não só atende aos objetivos estratégicos nacionais de fomentar a inovação no ensino, como também se alinha aos objetivos e promover um ambiente educativo que seja simultaneamente estimulante, seguro e concorrente para o desenvolvimento das áreas de competência prevista no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Destinatários
Professores do grupo de recrutamento 550
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 550. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 550.
Objetivos
Promover a atualização científica e didática dos docentes em temas/domínios da(s) disciplina(s); Analisar as implicações práticas do PA no desenvolvimento curricular, bem como compreender a relação entre as AE e o PA; Capacitar docentes para a integração eficaz de programação e robótica no currículo; Desenvolver competências avançadas em desenvolvimento de software que fomentem a criatividade e a inovação na criação de soluções digitais; Desenvolver competências críticas em segurança digital e cidadania na Internet; Explorar as potencialidades e desafios éticos da aplicação da IA na educação; Capacitar docentes para produzir e gerir conteúdos multimédia; Incentivar o uso de metodologias ativas de aprendizagem que promovam a inovação pedagógica e a interdisciplinaridade.
Conteúdos
Módulo 1 Currículo: dos referenciais à gestão (2,5 horas) Conceitos e perspetivas curriculares (articulação PA/AE/Inclusão/ENEC/ desenvolvimento de competências digitais dos alunos) O PA e as suas implicações práticas na gestão curricular (exploração do ponto 6 do PA) As AE e a sua articulação com as áreas de competências do PA (ações estratégicas das AE de cada disciplina) Módulo 2 Programação, Pensamento Computacional e Robótica (10 horas) Fundamentos de Programação e Pensamento Computacional: conceitos básicos; estruturas de dados e algoritmos Introdução à Robótica Educativa: princípios básicos, kits e projetos simples Aplicação Prática em Projetos de Robótica: resolução de problemas, criatividade e colaboração Módulo 3: Desenvolvimento avançado e criativo de software (10 horas) Técnicas avançadas de programação: algoritmos complexos e desenvolvimento ágil Criatividade no desenvolvimento de Software: Metodologias para a inovação e criatividade Projeto prático de desenvolvimento: aplicação dos conceitos aprendidos Módulo 4 - Segurança Digital e Cidadania na Internet (10 horas) Fundamentos de Segurança Digital: conceitos-chave, prevenção de cibercrimes; proteção de dados Educação para a Cidadania Digital: práticas seguras, pensamento crítico sobre informação digital Metodologias Pedagógicas: Estratégias, casos práticos e simulações Módulo 5 - Inteligência Artificial (IA) na Educação (10 horas) Princípios Básicos da IA: conceitos e aplicações práticas na educação Estratégias para a Integração da IA: personalização da aprendizagem e avaliação formativa Questões Éticas da IA na Educação: análise das diretrizes da OCDE para o uso ético e responsável da IA Módulo 6: Tecnologias multimédia e Produção de conteúdos digitais (10 horas) Ferramentas de edição multimédia: software de edição de áudio, vídeo e imagem Design e produção de conteúdos digitais: princípios de design gráfico e produção de vídeo Projeto de criação de conteúdo digital: planeamento e execução de um projeto de conteúdo digital Módulo Final - Reflexão final sobre os conteúdos da ação e os trabalhos realizados pelos formandos (2,5 horas)
Metodologias
O curso é constituído por 7 módulos (2 obrigatórios e 5 opcionais): Módulo 1 e módulo final Obrigatórios e presenciais O módulo ministrado em terceiro lugar tem de ter obrigatoriamente 5 horas presenciais. Os módulos opcionais são definidos tendo por referência temas/domínios sinalizados pelas escolas/formandos que irão participar na turma de formação. Cada turma de formação frequentará um conjunto de módulos que permita totalizar 25 horas de formação em b-learning. Na última sessão presencial haverá uma reflexão final sobre os conteúdos da ação e os trabalhos realizados pelos formandos. Presencial/b-learning: Reflexão, análise e discussão com recurso a diferentes fontes, alternando-se entre trabalho em pequeno e grande grupo Elaboração de trabalhos (planificação/tarefa/atividade) a integrar na sua prática letiva.
Avaliação
A avaliação dos formandos será efetuada numa escala de 1 a 10, conforme estipulado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, assegurando a conformidade com a legislação vigente sobre avaliação contínua. Esta avaliação basear-se-á na participação ativa e na contribuição dos formandos nas diversas sessões, na realização e análise crítica das tarefas designadas, assim como no desenvolvimento de um trabalho final. Este último deverá incluir uma reflexão pessoal escrita acerca da experiência formativa e da participação do formando, identificando as aprendizagens efetuadas e as competências adquiridas ao longo da formação. O trabalho final deverá ser acompanhado de uma planificação, tarefa ou atividade elaborada que demonstre a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos nos temas abordados durante o curso. Esta componente prática visa fomentar a reflexão sobre a integração das novas competências no contexto educativo dos formandos, promovendo a inovação pedagógica e a resposta aos desafios da era digital.
Bibliografia
Decreto-Lei n.º 55/2018, do Ministério da Educação (2018). Diário da República, I série n.º 129. https://files.dre.pt/1s/2018/07/12900/0291802928.pdfDGE (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação/DGE. https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdfStrategies to include computational thinking in school curricula http://www.eun.org/documents/411753/817341/Computational_thinking_report_2018.pdf/4d3d6fa0-dedd-4b62-a201-a26bf4dfd3a0Professional Development for Teachers in the Age of AI European Schoolnet Academy Thematic Seminar Report http://www.eun.org/documents/411753/11183389/EUNA-Thematic-Seminar-Report-V5.pdf/b16bf795-b147-43ac-9f58-4dd1249b5e48Regulamento do parlamento europeu e do conselho que estabelece regras harmonizadas em matéria de inteligência artificial (regulamento inteligência artificial) e altera determinados atos legislativos da união https://eur-lex.europa.eu/resource.html?uri=cellar:e0649735-a372-11eb-9585-01aa75ed71a1.0004.02/DOC_1&format=PDF
Formador
Emília Cristina Mamede Isaías
Rui Manuel Antas dos Santos
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 05-05-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:30 | 3:30 | Presencial |
2 | 08-05-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 12-05-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 15-05-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 19-05-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 22-05-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 26-05-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 29-05-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:30 | 3:30 | Presencial |