
Avaliação de Projetos eTwinning: potencializar competências turma Única
Apresentação
A abordagem metodológica baseada em projetos desempenha um papel crucial no Perfil dos Alunos após a conclusão da escolaridade obrigatória. Essa abordagem é enfatizada na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e nos Decretos-Lei N.º 54/2018 e N.º 55/2018, datados de 6 de julho. É essencial capacitar os professores para avaliar projetos de acordo com as diretrizes legais e os documentos orientadores do Ministério da Educação. O eTwinning ajuda à concretização das políticas nacionais da flexibilidade curricular, inclusão e capacitação digital e vai ao encontro dos documentos nacionais orientadores da educação. Um dos seus principais objetivos consiste na criação de redes de trabalho colaborativo entre escolas europeias, utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para desenvolver o espírito de cidadania europeia. O produto deste trabalho são projetos que assentam no currículo e que são desenvolvidos por professores de diversas escolas da Europa. Anualmente, os professores que participaram nestes projetos submetem-nos a avaliação para obter o reconhecimento nacional com o Selo de Qualidade. Essa avaliação é realizada por um grupo de docentes, aos quais é importante fornecer orientações para que analisem, criticamente, os projetos em avaliação.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
● Capacitar os docentes para a avaliação de projetos eTwinning de acordo com os critérios de avaliação do quadro de referência para avaliadores 2024; ● Dotar os participantes de competências e ferramentas que possibilitem a análise crítica de um projeto eTwinning, de acordo com os 5 critérios de qualidade definidos: Colaboração entre escolas parceiras, Utilização das TIC, Abordagens pedagógica, Integração Curricular, Resultados, impactos e documentação.
Metodologias
Módulo 1 (1h e 30m): Procedimentos de Avaliação e Normas Éticas Objetivos: 1. Normas de conduta e ética profissional: Discutir as práticas éticas relacionadas com a avaliação de projetos. 2. Compreender os critérios de avaliação: Explorar os critérios específicos definidos no quadro de referência para avaliadores. 3. Metodologia/estratégias para avaliar: Apresentar estratégias e orientações para uma avaliação adequada de um projeto eTwinning. Módulo 2 (1h e 30m): Esclarecimento de Dúvidas em Grupos de Trabalho Objetivos: 1. Discussão em grupo: Facilitar discussões entre os professores sobre questões e desafios na avaliação. 2. Resolução de dúvidas: Abordar perguntas comuns e compartilhar estratégias para superar obstáculos. 3. Troca de experiências: Partilhar práticas e experiências.
Formador
Carla Maria Vaz Louro
Celina Araújo Lajoso
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 04-09-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 20:00 | 1:30 | Online síncrona |
2 | 24-09-2025 (Quarta-feira) | 18:30 - 20:00 | 1:30 | Online síncrona |