Avaliação de Projetos eTwinning: potencializar competências turma Única

Apresentação

A abordagem metodológica baseada em projetos desempenha um papel crucial no Perfil dos Alunos após a conclusão da escolaridade obrigatória. Essa abordagem é enfatizada na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e nos Decretos-Lei N.º 54/2018 e N.º 55/2018, datados de 6 de julho. É essencial capacitar os professores para avaliar projetos de acordo com as diretrizes legais e os documentos orientadores do Ministério da Educação. O eTwinning ajuda à concretização das políticas nacionais da flexibilidade curricular, inclusão e capacitação digital e vai ao encontro dos documentos nacionais orientadores da educação. Um dos seus principais objetivos consiste na criação de redes de trabalho colaborativo entre escolas europeias, utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para desenvolver o espírito de cidadania europeia. O produto deste trabalho são projetos que assentam no currículo e que são desenvolvidos por professores de diversas escolas da Europa. Anualmente, os professores que participaram nestes projetos submetem-nos a avaliação para obter o reconhecimento nacional com o Selo de Qualidade. Essa avaliação é realizada por um grupo de docentes, aos quais é importante fornecer orientações para que analisem, criticamente, os projetos em avaliação.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

● Capacitar os docentes para a avaliação de projetos eTwinning de acordo com os critérios de avaliação do quadro de referência para avaliadores 2024; ● Dotar os participantes de competências e ferramentas que possibilitem a análise crítica de um projeto eTwinning, de acordo com os 5 critérios de qualidade definidos: Colaboração entre escolas parceiras, Utilização das TIC, Abordagens pedagógica, Integração Curricular, Resultados, impactos e documentação.

Metodologias

Módulo 1 (1h e 30m): Procedimentos de Avaliação e Normas Éticas Objetivos: 1. Normas de conduta e ética profissional: Discutir as práticas éticas relacionadas com a avaliação de projetos. 2. Compreender os critérios de avaliação: Explorar os critérios específicos definidos no quadro de referência para avaliadores. 3. Metodologia/estratégias para avaliar: Apresentar estratégias e orientações para uma avaliação adequada de um projeto eTwinning. Módulo 2 (1h e 30m): Esclarecimento de Dúvidas em Grupos de Trabalho Objetivos: 1. Discussão em grupo: Facilitar discussões entre os professores sobre questões e desafios na avaliação. 2. Resolução de dúvidas: Abordar perguntas comuns e compartilhar estratégias para superar obstáculos. 3. Troca de experiências: Partilhar práticas e experiências.

Formador

Carla Maria Vaz Louro

Celina Araújo Lajoso

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 04-09-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 20:00 1:30 Online síncrona
2 24-09-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 20:00 1:30 Online síncrona
Início: 04-09-2025
Fim: 24-09-2025
Acreditação: ACD
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: None

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