
Metodologias ativas ao serviço do sucesso escolar dos alunos turma T1
Apresentação
O atual enquadramento legal visa o desenvolvimento das áreas de competência do PASEO, o que requer um (re)pensar e (re)organizar do trabalho pedagógico-didático, desafiando os docentes a alterarem as suas práticas ao nível do planeamento, desenvolvimento e avaliação de tarefas de ensino, aprendizagem e avaliação, colocando os alunos no centro do processo. As abordagens pedagógicas de aprendizagem ativa e colaborativa enquadram-se nas perspetivas de mudança do paradigma educacional onde o aluno participa de forma ativa e responsável naquele processo. O professor assume o papel de facilitador e dinamizador das tarefas postas em ação, contrapondo com a perspetiva da ação educativa centralizada neste ator educativo. Este curso de formação resulta das necessidades de formação identificadas pelas escolas associadas.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Compreender a pertinência do desenvolvimento de práticas pedagógicas apoiadas em processos de aprendizagem ativa, à luz do enquadramento legal; - Compreender e aplicar em sala de aula os princípios de metodologias ativas. - Criar de dinâmicas de trabalho colaborativo que favoreçam a gestão flexível e contextualizada do currículo, integrando práticas de ensino e aprendizagem centradas no aluno; - Conceber, concretizar, avaliar e reformular formas diversas de trabalhar o currículo. - Promover iniciativas cooperativas de aprendizagens ativas, orientadas para a integração e troca de saberes; - Promover o trabalho docente sustentado em práticas colaborativas, organizativas e pedagógicas adequadas à metodologia de projeto contextualizadas em cada comunidade escolar. - Refletir sobre a aplicação destas práticas pedagógicas, centradas nos alunos.
Conteúdos
Enquadramento teórico e legal do Dec. Lei nº 55/2018: desafios e potencialidades a nível pedagógico e curricular; - Articulação entre as aprendizagens essenciais e o PASEO: o que requer? Como operacionalizar?; - Desenvolvimento das áreas de competências do PASEO: o papel e ação das metodologias ativas e colaborativas de aprendizagem; - Abordagens pedagógicas diferenciadas e centradas nos alunos (aprendizagem baseada na resolução de problemas, trabalho de projeto, sala de aula invertida, aprendizagem por descoberta guiada e ambientes educativos inovadores); - Implementação, em contexto educativo, de abordagens de aprendizagem ativa e colaborativa, entre alunos: desafios e potencialidades; - Métodos e técnicas de e para a avaliação de atividades de aprendizagem ativa no contexto do trabalho colaborativo e/ou interdisciplinar; - O papel e função dos alunos nos processos de avaliação pedagógica centrada em metodologias ativas: que critérios? Que instrumentos? - Organização de atividades de aprendizagem ativa para a sala de aula: organização e construção de um projeto com base nas metodologias ativas; Apresentação dos trabalhos desenvolvidos e reflexão conjunta
Metodologias
Os conteúdos da ação de formação serão lecionados através de aulas teórico-práticas em regime presencial, com exposição oral de conteúdos, visionamento e discussão de vídeos, análise e discussão de artigos, reflexões sobre práticas pedagógicas. Todas as sessões serão teórico-práticas. A formação terá 25 horas sequenciadas e distribuídas da seguinte forma: - Enquadramento teórico e legal do Dec. Lei nº 55/2018 (1h); - Articulação entre as aprendizagens essenciais e o PASEO (2h); - Desenvolvimento das áreas de competências do PASEO (2h); - Abordagens pedagógicas diferenciadas e centradas nos alunos (5h) - Implementação, em contexto educativo, de abordagens de aprendizagem ativa e colaborativa, entre alunos: desafios e potencialidades (2h); - Métodos e técnicas de e para a avaliação de atividades de aprendizagem ativa no contexto do trabalho colaborativo e/ou interdisciplinar (2h); - O papel e função dos alunos nos processos de avaliação pedagógica centrada em metodologias ativas (2h); - Organização de atividades de aprendizagem ativa para a sala de aula (9h)
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-Lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado pelos formandos.
Bibliografia
Andrade Júnior, J. de M.; Souza, L. P. de; Silva, Neidi Liziane Copetti da (org.). (2019) Metodologias ativas: práticas pedagógicas na contemporaneidade. Campo Grande: Editora Inovar, p. 1-203.Bacich, L.; MORAN, J. (org.). (2018). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: PensoBacich, L. (2018). Metodologias ativas: desafios e possibilidades. In Bacich, L. Inovação na educação. [S.l.], 24 jul. 2018. Disponível em: https://lilianbacich.com/2018/07/24/metodologias-ativas/. Acesso em: 09 jan. 2022.Pacheco, J. A. (2011). Discursos e Lugares das Competências em Contextos de Educação e Formação. Porto: Porto Editora.Trindade, Rui; Cosme, Ariana (2010). Educar e aprender na Escola: Questões, desafios e respostas pedagógicas. V. N. de Gaia: Fundação Manuel Leão.
Formador
Jainete Adelaide Tirapicos da Cunha Massuça
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-10-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Presencial |
2 | 03-10-2025 (Sexta-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Online síncrona |
3 | 09-10-2025 (Quinta-feira) | 16:30 - 20:30 | 4:00 | Online síncrona |
4 | 10-10-2025 (Sexta-feira) | 16:30 - 20:30 | 4:00 | Presencial |
5 | 16-10-2025 (Quinta-feira) | 16:00 - 21:00 | 5:00 | Online síncrona |
6 | 17-10-2025 (Sexta-feira) | 16:00 - 21:00 | 5:00 | Online síncrona |