
Literacia Informacional e Mediática: Supercharged by AI turma 1
Apresentação
Com o crescimento da importância dos media, nomeadamente digitais, na vida atual, tornaram-se imprescindíveis a literacia mediática e a literacia informacional, competências conjuntas a que se tem dado grande destaque quer em Portugal, quer internacionalmente. A rápida evolução da Inteligência Artificial tem trazido desafios acrescidos para a educação, que importa conhecer, potenciando benefícios e acautelando riscos. A Rede de Bibliotecas Escolares foi convidada pela IFLA (International Federation of Library Associations and Institutions) a integrar o projeto internacional Literacia Informacional e Mediática para a Resiliência Social. O projeto consiste na realização de exposições (Supercharged by AI) sobre questões relacionadas com a inteligência artificial, a saber: O espectro do assédio; Estereótipos em imagens sintéticas; Influência política e Fraudes online, conteúdos elaborados pelo Tactical Technology Collective e o Politecnico Di Milano. As exposições serão realizadas em escolas secundárias e exploradas com os alunos em contexto de workshops. Para dotar os professores bibliotecários das competências necessárias para conduzirem os workshops e promoverem a análise adequada da exposição e a reflexão sobre os conteúdos abordados, revela-se necessária uma formação que aprofunde esses conteúdos, a qual se concretizará através deste curso de formação.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Melhorar os conhecimentos dos formandos em áreas emergentes da Inteligência Artificial. Dotar os formandos das competências necessárias para dinamizarem com os alunos workshops sobre essas áreas.
Conteúdos
Módulo 1 (4 horas síncronas) 1. Inteligência Artificial: impactos na sociedade atual 2. Desafios relacionados com a Inteligência Artificial: O espectro do assédio; Estereótipos em imagens sintéticas; Influência política e Fraudes online; 3. Apresentação da exposição Supercharged by AI: áreas temáticas, organização e propostas de abordagem Módulo 2 (4 horas presenciais) 1. Exploração da exposição Supercharged by AI. 2. Participação nos workshops: a. IA e Vieses b. IA e assédio 3. Discussão sobre a experiência imersiva. Módulo 3 (4 horas a distância - 2 assíncronas e 2 síncronas) 1. Elaboração da planificação de uma oficina de exploração de um dos temas da exposição, a aplicar posteriormente com alunos. 2. Apresentação dos trabalhos.
Metodologias
O curso tem formato b-learning, com a duração de 12 horas, divididas em 4 horas presenciais, 8 horas a distância (6 síncronas, 2 assíncronas) Ao longo das sessões, promover-se-á a reflexão crítica e a discussão, assim como a exploração dos conteúdos da exposição e a elaboração de cenários de aprendizagem para abordagem dos mesmos com os alunos.
Avaliação
A avaliação dos formandos será expressa numa classificação quantitativa na escala de 1 a 10, de acordo com o artigo 4º do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação, os contributos e o trabalho final elaborado pelos formandos.
Bibliografia
Conde, E., Mendinhos, I. & Correia, Paula (Coord.) (2017). Aprender com a biblioteca escolar. (2.ª ed.). Rede de Bibliotecas Escolares. https://www.rbe.mec.pt/np4/%7B$clientServletPath%7D/?newsId=99&fileName=referencial_2017.pdfComissão Europeia. (2019). Ethics guidelines for trustworthy AI. Disponível em https://ec.europa.eu/digital-single-market/en/news/ethics-guidelines-trustworthy-aiIFLA. (2023). Developing a library strategic response to Artificial Intelligence. https://www.ifla.org/developing-a-library-strategic-response-to-artificial-intelligence/UNESCO. (2019). Consenso de Beijing Consensus sobre a inteligência artificial e a educação. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000372249
Formador
Maria João dos Santos Batalha Caetano Filipe
Ana Paula Faria Ferreira
Ana Marta Esteves Branco da Silva Farrajota
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 14-10-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
2 | 28-10-2025 (Terça-feira) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |
3 | 03-11-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
4 | 04-11-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online assíncrona |
5 | 11-11-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |