262

Literacia Informacional e Mediática: Supercharged by AI turma 1

Apresentação

Com o crescimento da importância dos media, nomeadamente digitais, na vida atual, tornaram-se imprescindíveis a literacia mediática e a literacia informacional, competências conjuntas a que se tem dado grande destaque quer em Portugal, quer internacionalmente. A rápida evolução da Inteligência Artificial tem trazido desafios acrescidos para a educação, que importa conhecer, potenciando benefícios e acautelando riscos. A Rede de Bibliotecas Escolares foi convidada pela IFLA (International Federation of Library Associations and Institutions) a integrar o projeto internacional Literacia Informacional e Mediática para a Resiliência Social. O projeto consiste na realização de exposições (Supercharged by AI) sobre questões relacionadas com a inteligência artificial, a saber: O espectro do assédio; Estereótipos em imagens sintéticas; Influência política e Fraudes online, conteúdos elaborados pelo Tactical Technology Collective e o Politecnico Di Milano. As exposições serão realizadas em escolas secundárias e exploradas com os alunos em contexto de workshops. Para dotar os professores bibliotecários das competências necessárias para conduzirem os workshops e promoverem a análise adequada da exposição e a reflexão sobre os conteúdos abordados, revela-se necessária uma formação que aprofunde esses conteúdos, a qual se concretizará através deste curso de formação.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

• Melhorar os conhecimentos dos formandos em áreas emergentes da Inteligência Artificial. • Dotar os formandos das competências necessárias para dinamizarem com os alunos workshops sobre essas áreas.

Conteúdos

Módulo 1 – (4 horas síncronas) 1. Inteligência Artificial: impactos na sociedade atual 2. Desafios relacionados com a Inteligência Artificial: O espectro do assédio; Estereótipos em imagens sintéticas; Influência política e Fraudes online; 3. Apresentação da exposição Supercharged by AI: áreas temáticas, organização e propostas de abordagem Módulo 2 – (4 horas presenciais) 1. Exploração da exposição Supercharged by AI. 2. Participação nos workshops: a. IA e Vieses b. IA e assédio 3. Discussão sobre a experiência imersiva. Módulo 3 – (4 horas a distância - 2 assíncronas e 2 síncronas) 1. Elaboração da planificação de uma oficina de exploração de um dos temas da exposição, a aplicar posteriormente com alunos. 2. Apresentação dos trabalhos.

Metodologias

O curso tem formato b-learning, com a duração de 12 horas, divididas em 4 horas presenciais, 8 horas a distância (6 síncronas, 2 assíncronas) Ao longo das sessões, promover-se-á a reflexão crítica e a discussão, assim como a exploração dos conteúdos da exposição e a elaboração de cenários de aprendizagem para abordagem dos mesmos com os alunos.

Avaliação

A avaliação dos formandos será expressa numa classificação quantitativa na escala de 1 a 10, de acordo com o artigo 4º do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação, os contributos e o trabalho final elaborado pelos formandos.

Bibliografia

Conde, E., Mendinhos, I. & Correia, Paula (Coord.) (2017). Aprender com a biblioteca escolar. (2.ª ed.). Rede de Bibliotecas Escolares. https://www.rbe.mec.pt/np4/%7B$clientServletPath%7D/?newsId=99&fileName=referencial_2017.pdfComissão Europeia. (2019). Ethics guidelines for trustworthy AI. Disponível em https://ec.europa.eu/digital-single-market/en/news/ethics-guidelines-trustworthy-aiIFLA. (2023). Developing a library strategic response to Artificial Intelligence. https://www.ifla.org/developing-a-library-strategic-response-to-artificial-intelligence/UNESCO. (2019). Consenso de Beijing Consensus sobre a inteligência artificial e a educação. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000372249

Formador

Maria João dos Santos Batalha Caetano Filipe

Ana Paula Faria Ferreira

Ana Marta Esteves Branco da Silva Farrajota

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 14-10-2025 (Terça-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
2 28-10-2025 (Terça-feira) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
3 03-11-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
4 04-11-2025 (Terça-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online assíncrona
5 11-11-2025 (Terça-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
Início: 14-10-2025
Fim: 11-11-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-136135/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 12 h
Local: Évora - Escola Secundária Severim de Faria