266

Oficina de Formação – Educação Patrimonial – A Árvore dos Patrimónios turma 1

Apresentação

A sensibilização para a educação ambiental, já hoje amplamente trabalhada nas nossas escolas, não tem tido equivalência nas questões do património, ainda que, hoje em dia, a sustentabilidade do nosso planeta seja entendida muito para além das boas práticas ambientais e dependa igualmente do modo como encaramos e agimos sobre o património cultural e a sua diversidade. A escola constitui um local privilegiado para a educação patrimonial-perfeitamente transversal e articulável com os currículos para o primeiro ciclo do ensino básico,- podendo estimular desde cedo a olhar, interpretar, respeitar, valorizar e, certamente também, a cuidar. Deverá conduzir as crianças a um compromisso activo de conhecimento, apropriação e valorização cultural.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico, Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico, Secundário.

Objetivos

•Compreender o Património como um recurso não renovável, desenvolvendo e promovendo uma atitude crítica, construtiva e activa; •Reconhecer a importância e necessidade da educação patrimonial como parte integrante da educação para a Cidadania e para a Sustentabilidade; •Valorizar o património enquanto espaço de construção de múltiplas aprendizagens, transversal às várias áreas curriculares; •Construir instrumentos de interpretação e exploração pedagógica para o património, através de abordagens criativas que promovam a preservação e a interculturalidade; •Ser capaz de plantar uma Árvore dos Patrimónios na sua sala de aula, comunicando educativamente o património cultural de forma adequada ao seu grupo e contexto.

Conteúdos

- Afinal, tudo é património? Conceito e diversidade do Património – 05.00 h - Património natural # cultural e material # imaterial - Património vivo: A Árvore dos Patrimónios - Escalas de Património - Cultura contemporânea, Património e Identidade 2 - Como aprender com o património que vive à nossa volta? Património como recurso educativo – 12.00 h - A educação patrimonial: interdisciplinaridade e interculturalidade. O papel transversal do Património nas aprendizagens - A construção da Árvore. Estratégias de comunicação e construção de aprendizagens - O património da escola e a escola como património - Património arquitectónico: enquadramento e exemplos de exploração pedagógica de um monumento ou edifício. - Património urbano: enquadramento e exemplos de exploração pedagógica de um centro urbano. - Património museológico: enquadramento e exemplos de exploração pedagógica do acervo - Património imaterial: enquadramento e exemplos de exploração pedagógica de uma festa, tradição ou instituição cultural. - Património natural: enquadramento e exemplos de exploração pedagógica de um espaço de natureza 3 - Porquê ensinar o património? Património e sustentabilidade – 08.00 h - Património e ameaças. O Património como recurso não renovável. - A proteção do Património em Portugal. - Património Mundial e a UNESCO. - Património como recurso para o desenvolvimento sustentável. O papel do cidadão e da comunidade - A última folha da Árvore. Atitudes e compromissos

Metodologias

Reflexão e debate de conceitos, estratégias e partilha de dúvidas, experiências, numa construção partilhada de saberes. Actividades com recurso a dinâmicas de grupo, jogos pedagógicos e outros exemplos de experiências concretas de educação patrimonial. As sessões presenciais conjuntas deverão preparar e conduzir ao desenvolvimento prático dos trabalhos complementares a aplicar nas sessões em contexto de trabalho, as quais serão objecto de análise e discussão nas sessões presenciais.

Avaliação

Para efeitos de avaliação, será solicitado aos formandos a apresentação em portfólio dos trabalhos desenvolvidos no seu contexto escolar acompanhados de um relatório descritivo e justificativo dos mesmos. A avaliação dos formandos será feita de forma quantitativa, numa escala de 1 a 10 e tendo em conta o disposto pelo CCPFC, bem como o constante do ECD, no que se refere ao sistema de avaliação e classificação de docentes.

Bibliografia

ASENSIO, M., POL, E. (2002). Nuevos Escenarios en educación. Aprendizaje informal sobre el patrimonio, los museos y la ciudad, Argentina, AIQUE Grupo Editor. CALAF, R., Merillas, O. F. (2004) Comunicación educativa del patrimonio: referentes, modelos y ejemplos. Ediciones Trea, Gijón DUARTE, Ana (1994). Educação patrimonial – guia para professores, educadores e monitores de museus e tempos livres. Lisboa: Texto editora HORTA, Maria de Lourdes; GRUNBERG, Evelina e MONTEIRO, Adriane (1999). Guia básico de educação patrimonial. MERILLAS, Olaia Fontal (2003). La educación patrimonial: teoría y práctica en el aula, el museo e Internet, Ediciones Trea, Gijón.

Formador

Susana Maria de Quintanilha e Mendonça Mendes Bicho

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 18-10-2025 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
2 18-10-2025 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
3 28-10-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
4 30-10-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
5 04-11-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
6 11-11-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Online síncrona
7 13-11-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
8 09-12-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Online síncrona
Início: 18-10-2025
Fim: 09-12-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-136679/25
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: Escola Manuel Ferreira Patrício