267

PRÁTICAS DE ORIENTAÇÃO MOTIVACIONAL E INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO turma 2

Apresentação

Existe no mundo das organizações uma competitividade global que proporciona uma mudança acelerada que, em muitos dos casos, não respeita os timings humanos para essa própria mudança. No entanto, é bastante frequente que algumas quebras de paradigma, durante a referida mudança acelerada, não integrem a valorização do melhor dos capitais em cada organização – O CAPITAL HUMANO. Com o Projeto de formação “PRÁTICAS DE ORIENTAÇÃO E INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO”, pretende preencher de modo inovador, uma lacuna no mundo educativo que passa por promover o desenvolvimento pessoal e profissional de cada interveniente, em paralelo com a excelência da sua performance didáctica.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Objetivos

1. Dotar os educadores de competências didáticas que conduzam os seus alunos a resultados de excelência. 2. Promover a inteligência emocional dos educadores no sentido de estimular nos seus alunos objectivos de superação. 3. Ajudar os educadores a procurar a “sua melhor versão” e a desenvolver uma didática no ensino que influencie e inspire positivamente a vida escolar dos seus alunos. 4. Inovar a didáctica dos educadores segundo o Perfil do Aluno para o século XXI. 5. Desenvolver o conhecimento do processo metacognitivo como ferramenta que influencia a excelência didática e os resultados escolares dos alunos.

Conteúdos

- Trabalhando o “meu EU”! Capacidade de observação e a importância do foco na minha didática e no resultado dos meus alunos. (2 horas) - Quebrar paradigmas da minha didáctica e no ensino rumo a resultados de excelência. (2 horas) - O perigo das zonas de conforto na atividade docente. (2 horas) - A importância e a eficácia da comunicação na minha didáctica. (2 horas) - Motivação, superação, encorajamento e inspiração…conceitos estruturantes de uma didática de excelência. (2 horas) - Eficácia, eficiência e excelência na educação e o reflexo na minha didáctica. (2 horas) - A minha didáctica segundo os desafios da educação para o século XXI. (2 horas) - Os desafios educativos como ferramentas que extraem o melhor do potencial humano. (4 horas) - Desenvolvimento do processo metacognitivo nos meus alunos. (2 horas) - Os encarregados de educação como parceiros na intervenção didática e na consolidação de resultados escolares de excelência. (1 horas) - Avaliação. (4 horas)

Metodologias

Todas as aulas assumem a tipologia teórica/prática, uma vez que em todos os conteúdos são apresentados exercícios simples que apelam a uma profunda reflexão

Avaliação

Avaliação Continua; - Participação e assiduidade dos formandos; - Refexão individual do formando; A avaliação dos formandos será feita de uma forma quantitativa, numa escala de 1 a 10 e tendo em conta o disposto na Circular CCPFC-3/2007, bem como o constante do Dec-Lei nº 15/2007, de 19 de janeiro, no que se refere ao sistema de avaliação e classificação dos docentes.

Bibliografia

Birkenbihl, Vera F.: A arte da comunicação. PergaminhoJohnson, S.: Quem mexeu no meu queijo. Gestão PlusRagel, A.: O que podemos aprender com os gansos – lições de cooperação, liderança e motivação. Casa das LetrasSantiago, A.: Qual é a sua melhor versão. Smartbook

Formador

Hélder Rosado Santos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 05-11-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 20:30 4:00 Presencial
2 06-11-2025 (Quinta-feira) 16:30 - 20:30 4:00 Presencial
3 08-11-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
4 13-11-2025 (Quinta-feira) 16:30 - 20:30 4:00 Presencial
5 20-11-2025 (Quinta-feira) 16:30 - 20:30 4:00 Presencial
6 26-11-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
7 27-11-2025 (Quinta-feira) 16:30 - 18:30 2:00 Presencial
Início: 05-11-2025
Fim: 27-11-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-130423/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Agrupamento de Escolas de Vendas Novas

INSCREVER-ME