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Práticas de avaliação com suporte digital turma 1

Apresentação

Na sequência das alterações produzidas pelo Plano de Transição Digital, quer ao nível dos equipamentos, quer das práticas docentes, situações de aprendizagem com uma componente digital estruturante tornaram-se mais frequentes. O confinamento decorrente da situação pandémica criou um contexto favorável à experimentação e generalização destas práticas. A avaliação das aprendizagens estenderam- se até às tarefas de avaliação. O recente projeto DAVE (Desmaterialização da Avaliação Externa) criou a oportunidade e a necessidade de continuar a investir neste tipo de práticas permitindo aos alunos integrar o digital em todas as vertentes do seu percurso formativo, e também, procurando harmonizar os suportes das práticas avaliativas internas e externas. A plataforma intuitivo.pt serve de suporte à elaboração das provas de avaliação externa e tem uma versão disponível para o trabalho dos professores que permite a construção de instrumentos de avaliação interna, pelo que é uma ferramenta com potencial para cumprir o papel de integrar práticas de avaliação sustentadas no digital. Simultaneamente é importante que os professores possam refletir sobre o papel desempenhado pelos instrumentos de avaliação e a sua concepção em termos de eficácia na avaliação das aprendizagens que se pretendem avaliar, bem como o potencial formativo da avaliação digital.

Destinatários

Professores do 1º, 2º e 3º ciclos do EB, ES e Educação especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º, 2º e 3º ciclos do EB, ES e Educação especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

● Promover o conhecimento dos docentes da plataforma intuitivo, com a consciência das suas vantagens e limitações para a construção de tarefas de avaliação digital nas diferentes áreas disciplinares dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário. ● Criar oportunidades para que atividades de avaliação digital possa ocorrer com maior frequência, e com recurso a um interface semelhante às provas de avaliação externa. ● Desenvolver atividades que promovam a fluência de escrita digital dos alunos. ● Refletir sobre o papel do digital na formação dos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, em atividades de avaliação, bem como as implicações para a sua formação. ● Harmonizar práticas de avaliação interna e externa. ● Incentivar práticas de liderança e inovação digital entre os docentes.

Conteúdos

Parte I - Registo e exploração da plataforma plataforma - Os formandos devem familiarizar-se com as dinâmicas específicas e organizacionais da plataforma. Pesquisa e utilização de itens públicos. Criação e partilha de itens. ● Parte II - Criação e modificação de itens - Os formandos devem produzir e refletir sobre a criação de itens. Adequação pedagógica e científica dos itens a criar. Aspetos técnicos relacionados com imagens, ficheiros de audio e vídeo e outros, tendo em vista a diversificação e adequação dos suportes a utilizar. ● Parte III - Definição e prescrição de tarefas de avaliação - Os formandos devem conhecer as alternativas disponíveis na prescrição dos instrumentos de avaliação. Identificação dos requisitos a garantir à partida para a realização bem sucedida de uma tarefa, em suporte digital, com esta plataforma. Recolha e avaliação das produções dos alunos através da plataforma ● Parte IV - Análise e reflexão sobre a integração da avaliação digital na educação - Os formandos devem refletir sobre a globalidade do processo. Identificação de vantagens e constrangimentos da avaliação com recurso a esta plataforma.

Metodologias

As sessões síncronas são destinadas à exploração da plataforma intuitivo.pt, nomeadamente a tipologia de itens disponíveis, a prescrição de tarefas de avaliação e a testagem do efeito das diferentes opções. Serão ainda entendidas como espaço de partilha e reflexão sobre a adequação e o mérito das opções possíveis e dos efeitos esperados no trabalho com os alunos. As sessões assíncronas, para além de proporcionarem aos formandos momentos de aprendizagem autónoma, são destinadas à produção e edição de itens de avaliação no formato da plataforma. Deverão ainda permitir ultrapassar questões técnicas como a edição de imagem, utilização de imagens livres, ou devidamente referenciadas, e outras questões que possam ser discutidas em formato assíncrono. Na última sessão, os formandos apresentarão os resultados das tarefas criadas, assim como uma breve contextualização da sua utilização, proporcionando-se a discussão e a partilha entre todos os intervenientes.

Avaliação

A avaliação será quantitativa e qualitativa sendo classificada numa escala de 1 a 10 valores, de acordo com a legislação em vigor, nomeadamente os pontos 5. e 6. do artigo 4.º do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, e terá em consideração critérios e ponderações aprovados no Centro de Formação. Os critérios sobre os quais incidirá a avaliação dos formandos são: Participação nas sessões síncronas (15%) – será valorizada a qualidade da participação nas sessões síncronas. Participação nas sessões assíncronas (25%) – será valorizada o rigor e o cumprimento atempado das tarefas propostas para realização nas sessões assíncronas, bem como a pertinência pedagógica das propostas e construções apresentadas, incluindo a partilha de itens criados no contexto da formação. Criação de uma tarefa digital de avaliação (30%) – Criação de uma tarefa de avaliação que vise o recurso ao digital, na plataforma intuitivo.pt Relatório final (30%) – reflexão crítica individual com apreciação crítica individual ao trabalho desenvolvido ao longo da ação.

Bibliografia

Lucas, M., & Moreira, A. (2018). Quadro europeu de competência digital para educadores. Aveiro: UA Editora–Universidade de Aveiro. https://area.dge.mec.pt/download/DigCompEdu_2018.pdfIAVE (2021). O DAVE – Desmaterialização da Avaliação Externa. Instituto de Avaliação Educativa, I.P. https://iave.pt/wp-content/uploads/2022/04/1_DAVE.pdfChirumamilla, A., & Sindre, G. (2021). E-exams in Norwegian higher education: Vendors and managers views on requirements in a digital ecosystem perspective. Computers & Education, 172, 104263. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0360131521001408Oliveira, I., & Pereira, A. (2021). Avaliação digital autêntica: questões e desafios. RE@ D-Revista de Educação a Distância e Elearning, 22-40. https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/11488/1/READ_V4%20N2_p.%2022-40.pdfPereira, A., & Amante, L. (2022). Avaliação Digital no Ensino Básico e Secundário: Recurso Pedagógico Aberto. EmRede-Revista de Educação a Distância, 9(1).

Formador

Rui Gonçalo Pontes Correia Balão Espadeiro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 05-01-2026 (Segunda-feira) 11:03 - 12:03 1:00 Online assíncrona
2 06-01-2026 (Terça-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
3 07-01-2026 (Quarta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online assíncrona
4 13-01-2026 (Terça-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
5 14-01-2026 (Quarta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online assíncrona
6 20-01-2026 (Terça-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
7 27-01-2026 (Terça-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
8 03-02-2026 (Terça-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
9 04-02-2026 (Quarta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online assíncrona
10 10-02-2026 (Terça-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
11 11-02-2026 (Quarta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online assíncrona
12 24-02-2026 (Terça-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
13 25-02-2026 (Quarta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online assíncrona
Início: 05-01-2026
Fim: 27-02-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-128038/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: None

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