Autismo- conhecer para intervir turma 1
Apresentação
Num contexto escolar cada vez mais inclusivo, a formação do pessoal não docente revela-se essencial para garantir um ambiente educativo mais compreensivo, empático e eficaz.
Destinatários
Pessoal não docente;
Objetivos
Adquirir conhecimentos sólidos sobre os normativos legais.- Adquirir conhecimentos científicos e técnicos sobre as Perturbações do Espetro do Autismo (PEA);- Refletir sobre as práticas na escola, fomentando a partilha de experiências no âmbito das PEA;- Adquirir conhecimentos procedimentais para a resolução de problemas emergentes da prática profissional;
Conteúdos
Enquadramento legal da Educação Inclusiva (5 horas)- Perturbação do Espetro do Autismo: características (5 horas)- Modelos de intervenção nas PEA (5 horas)- Estudos de caso (5 horas)- Comunicação Escola-Família (5 horas)
Metodologias
Participação (%) : 60 Teste escrito / Trabalhos (%) : 40
Avaliação
Avaliação quantitativa e qualitativa
Bibliografia
Lima, Cláudia (2012) Perturbações do Espectro do Autismo- Manual Prático de intervenção. Lisboa: Lidel. - Rogers, Sally & Dawson, Geraldine (2010). Intervenção precoce em crianças com autismo. Lisboa: Lidel.- Pereira, Filomena (Coord.) (2018). Para Uma Educação Inclusiva – Manual de Apoio à Prática, Ministério da Educação/Direção Geral da Educação (DGE).- Decreto-lei nº 54/2018, de 6 de julho. Diário da República n.º 129/2018, Série I de2018-07-06.- Decreto-lei nº 55/2018, de 6 de julho. Diário da República n.º 129/2018, Série I de2018-07-06.
Formador
Ana Catarina Brites Rosa
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 18-12-2025 (Quinta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
| 2 | 18-12-2025 (Quinta-feira) | 14:00 - 18:30 | 4:30 | Presencial |
| 3 | 22-12-2025 (Segunda-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
| 4 | 22-12-2025 (Segunda-feira) | 14:00 - 18:30 | 4:30 | Presencial |
| 5 | 23-12-2025 (Terça-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
| 6 | 23-12-2025 (Terça-feira) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |